Vereadora Lene Petecão lamenta cortes nas universidades federais

por victor.farias — publicado 07/05/2019 13h34, última modificação 07/05/2019 13h34

A vereadora Lene Petecão, durante pronunciamento na sessão de terça-feira, 7, na Câmara de Rio Branco, se posicionou contrária ao corte de 30% no Orçamento das instituições de ensino superior anunciado pelo Ministério da Educação.

O anúncio de corte a todas as instituições ocorreu depois das reações críticas ao corte da verba de três universidades que tinham sido palco de manifestações públicas: UnB, UFBA e UFF.

“O ministro da Educação, Abraham Weintraub foi infeliz ao afirmar, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, que as universidades que estiverem fazendo balbúrdia terão verbas reduzidas. E desde quando se vê universidade agindo dessa forma. Acho que esse ministro está equivocado. Toda universidade é palco para o debate livre e crítico, organizado por sua comunidade, com tolerância e respeito à diversidade e à pluralidade”, falou.

Disse mais: “Com a educação não se brinca. Apoio um ensino superior de qualidade, porque é ele que injeta na economia o ânimo necessário para o desenvolvimento. Cuidar bem do nosso patrimônio intelectual é projetar um futuro qualificado, é gerar cidadania plena para a nossa população”, afirmou Lene.

Para Lene, a sociedade não pode permitir que tal ação coloque em xeque a sobrevivência das universidades.“Educação não tem bandeira e não vive de cores partidárias. É pauta suprapartidária. Até mesmo porque temos instituições que passam ao largo dessa briga política e realizam ações de fundamental importância para a sociedade”.

A vereadora comentou ainda sobre as atividades desenvolvidas enquanto prefeita em exercício na última segunda-feira, 6.  “Tivemos agendas importantes ao longo de todo o dia, em diversas áreas. Agendas que trarão benéficos a nossa comunidade. Fico muito feliz em poder contribuir com o desenvolvimento da minha cidade”, finalizou.