Vereadora Elzinha Mendonça visita escola municipal que desenvolve projeto de combate ao desperdício de alimentos

por victor.farias — publicado 26/04/2019 19h58, última modificação 26/04/2019 19h58

Colocar em prática ideias sustentáveis, debatendo sempre questões coletivas e estimular atividades que envolvam todos os alunos e servidores. Este é o objetivo do projeto “O tamanho da minha fome” desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Mario Lobão, localizada no km 3 do Ramal do Mutum.
Na tarde da última quinta-feira (25) a vereadora Elzinha Mendonça (PDT) e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Rio Branco, conheceu as instalações da escola.
“É muito importante que tenhamos esse tipo de contato com os professores, alunos e pais. Durante o meu mandato tenho visitado todas as escolas municipais, sempre buscando atender as necessidades de cada. Fiquei encantada com o projeto que conheci. É primordial que essas crianças levem esse tipo de conscientização para casa”, frisou.
De acordo com a diretora a escola, percebeu a importância de cuidar do refeitório como um espaço de aprendizagem. O cenário do refeitório, lugar onde crianças eram servidas ou sentavam à mesa e comiam rapidamente, foi transformado em um lugar mais acolhedor.
“Há um ano optamos pelo sistema self service porque ele dá autonomia às crianças na hora da escolha, colabora no processo de reeducação alimentar e promove uma mudança de comportamento. As crianças gostaram da nova maneira que a escola serve a merenda. Deixar que eles escolham o que vão comer e, na quantidade que querem, fez com que a salada, o arroz, o feijão e as frutas ficassem mais saborosos”, conta a diretora.
Um outro ponto importante trabalhado no projeto e o não desperdício de alimentos, os alunos são orientados a servirem apenas o que irão consumir, evitando assim que restos de comida virem lixo e despertando a convivência ambiental desde o princípio da educação dessas crianças.

Assessoria da vereadora