Vereador Luz pede à Prefeitura campanha de conscientização para evitar acidentes com linhas de pipas

por victor.farias — publicado 18/06/2020 13h38, última modificação 18/06/2020 13h38

O vereador João Marcos Luz (MDB), em sessão online na Câmara Municipal nesta quinta-feira, 18 de junho, solicitou que a Prefeitura de Rio Branco realize como primeiro passo uma campanha de conscientização à população no geral sobre os riscos de soltar pipas com linhas cortantes, como o cerol e a linha chilena. O emedebista lembrou do projeto que apresentou no segundo semestre do ano passado com a finalidade de proibir a comercialização destes produtos cortantes, mas afirmou que há necessidade de um debate amplo com os pipeiros profissionais, órgãos e sociedade antes do PL ir para votação no Plenário ainda em 2020.

“Quero relembrar o projeto que foi protocolado no dia 20/08/2019. O Projeto de Lei de N° 35 dispõe sobre a proibição da comercialização do cerol, da linha chilena e de produtos similares que contenham elementos cortantes e sejam utilizados no ato de empinar pipas. Apresentei este projeto, que inclusive recebeu parecer favorável da procuradoria desta Casa e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). No final do ano pedi para o presidente da comissão não trazer para votação em Plenário porque precisávamos fazer uma Audiência Pública, solicitada pelos pipeiros. Veio a epidemia e infelizmente não conseguimos fazer ainda. É importante que a Câmara de Vereadores ouça os pipeiros profissionais que possuem uma associação organizada. Neste período está ocorrendo diversos acidentes e são acidentes graves, inclusive o que aconteceu com a enfermeira dona Maria, lá perto do Araújo da Baixada da Sobral. Ela teve quase o pescoço degolado. Este meu projeto é especifico para proibir a venda de produtos cortantes, porém, esse assunto é muito maior, inclusive me deram uma sugestão: fazer um Projeto de Lei para obrigar os motociclistas a colocarem antena, mas já estudei que é inconstitucional. Então a Câmara tem que fazer um debate de uma forma ampla, mas agora é necessário que a prefeitura faça um trabalho de conscientização primeiro”, ressaltou.

Luz chegou a conversar com os pipeiros profissionais na Câmara Municipal para escutar a proposta para criação de um espaço isolado da cidade para soltar pipas de forma mais segura. Para o vereador, o debate é mais amplo porque muitas pessoas comuns soltam pipas em seus bairros sem a noção do perigo.

“Quando conversei com os pipeiros, informalmente, na Câmara de Vereadores, eles relataram que tomam todos os cuidados. O que eles querem é um ponto afastado da cidade para que eles soltem pipa tranquilos. O que estou trazendo para cá é uma coisa mais ampla porque em todos os bairros acontece dos cidadãos, aqueles que não são profissionais da área, eles gostam de soltar pipa e muitos não têm essa consciência, então penso que a Prefeitura de Rio Branco deveria fazer alguma coisa para que a gente possa trazer uma lei para regulamentar, quem sabe um trabalho de conscientização com a sociedade no geral. Se a gente colocar uma estatística, não é grandiosa a quantidade de pessoas atingidas, porém, se atingidas, podem perder a vida ou ficar com uma lesão grave.  E esta é a minha preocupação”, concluiu João Marcos Luz.