Vereador Jakson Ramos destaca evolução do saneamento básico e redução da mortalidade infantil na capital acreana

por victor.farias — publicado 24/05/2019 10h34, última modificação 24/05/2019 10h34

O vereador Dr Jakson Ramos celebrou nesta quinta-feira, 23, em sessão ordinária na Câmara Municipal de Rio Branco, dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) que apontam que quase 90% dos domicílios acreanos têm acesso a água tratada. 

O resultado da pesquisa atesta uma das maiores políticas públicas da gestão do ex-governador Tião Viana que priorizou, em sua gestão, o saneamento básico mesmo nas áreas de mais difícil acesso do Estado. 

Conforme a pesquisa, nos últimos três anos, o acesso a água potável teve um acréscimo de 13%. “No segundo mandato do governador Tião Viana, nós conseguimos reduzir a mortalidade infantil no Acre em mais de 50% na cidade de Rio Branco e mais de 20% nos demais municípios do Acre apenas nesses últimos três anos com os programas desenvolvidos através do Depasa e que vem trazer o Acre dentro de um mapa de Estados que faz com que a sua população tenha acesso sim à água tratada”, destacou Ramos.

Ainda de acordo com a pesquisa, em 2018, 66,3% dos domicílios do país tinham acesso à rede geral ou fossa ligada à rede para escoamento de esgotos, com grande variação entre as regiões, indo de 88,6% das residências do Sudeste a 21,8% no Norte e 44,6% no Nordeste.

Ao todo, no país, 72,4 milhões de pessoas viviam em domicílios sem acesso à rede geral coletora de esgotos, sendo 31 milhões no Nordeste e 13,9 milhões no Norte. 

Assessoria, com informações do IBGE*