Luz diz que decreto de reabertura do comércio é tímido e lamenta que abuso de poder continue

por victor.farias — publicado 21/07/2020 16h43, última modificação 21/07/2020 16h43

O vereador João Marcos Luz (MDB) em seu discurso na sessão online da Câmara Municipal nesta terça-feira, 21 de julho, afirmou que a medida do Governo do Estado de passar o nível de alerta para a faixa laranja visando a reabertura do comércio ainda é tímida. O emedebista lamentou que diversos setores comerciais continuarão fechados por tempo indeterminado devido ao abuso de poder.

“O Decreto do Governo do Estado de reabertura do comércio é tímido, ou seja, o abuso de poder continua. O shopping abriu, logo outros setores poderiam ser alcançados pelo decreto também. Continuo aqui lamentando a falta de planejamento e a falta de visão do Governo do Estado em relação ao comércio. A Associação Comercial (Acisa), a Federação do Comércio e a Federação da Indústria, correm para um lado e para o outro fazendo o que podem, mas infelizmente não tem conseguido sensibilizar o Governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco. Nós estamos vendo, desde ontem aqui, uma grande reclamação da população e dos comerciantes do setor produtivo, porque não foram incorporados ao decreto”, ressaltou.

Luz enfatizou que a crise será incalculável se o Governo do Estado não reabrir totalmente o comércio com regras devidamente estabelecidas.

“Se o governo desse as orientações necessárias e estabelecesse protocolos desde o início, nós não teríamos atingido o grau de prejuízo que já chegamos. São mais de 10 mil desempregos desde o fechamento do comércio devido ao coronavírus. Têm lojas que não vão conseguir reabrir, inclusive, já tem loja que fechou. Portanto, um prejuízo que daqui a alguns meses será incalculável na parte econômica, de arrecadação e de desemprego. É de se comemorar pouco o avanço do decreto porque é tímido e o abuso de poder público continua em relação à economia”, encerrou o vereador João Marcos Luz.