Zé Lopes cobra ações para garantir segurança e valorização dos comerciantes do centro de Rio Branco

por Marcela Jansen publicado 05/11/2025 14h55, última modificação 05/11/2025 14h55

 

O vereador Zé Lopes (Republicanos) destacou, durante a sessão de quarta-feira, 5, na Câmara Municipal, sobre o aumento da violência no centro de Rio Branco e o impacto direto na vida dos comerciantes e trabalhadores da região. O parlamentar iniciou sua fala cumprimentando os colegas e destacou a presença da vereadora Elzinha Mendonça, que presidia a mesa no momento.

Zé Lopes lamentou o cenário de insegurança que tem afastado empreendedores e provocado a desvalorização de imóveis comerciais. “As pessoas estão indo embora porque não aguentam mais sofrer com tanta violência. Os empresários do centro estão desanimados. Ninguém quer alugar ponto porque sabe que vai sofrer arrombamento, assalto, furto. Isso acontece todos os dias”, afirmou.

O vereador relatou o caso de um comerciante que atua há mais de 30 anos no centro da cidade e, recentemente, teve um prejuízo de R$ 6 mil após um assalto. Segundo ele, o episódio representa a realidade de muitos empreendedores locais, que enfrentam quedas nas vendas e insegurança constante. “É difícil empreender no Acre. Governo e prefeitura não têm emprego pra todo mundo, por isso precisamos incentivar quem gera oportunidades e garantir segurança pra essas pessoas”, pontuou.

Zé Lopes lembrou que o tema da segurança pública tem sido recorrente entre os vereadores desde o início da legislatura e defendeu novamente a criação de uma Guarda Municipal para atuar de forma preventiva. Ele destacou ainda a importância de políticas públicas voltadas à valorização dos comerciantes e da economia local. “Quem é que vai querer almoçar no centro se não tem segurança? É frustrante falar e ver que nada muda”, concluiu.