Vereadores recebem membros da comissão dos agentes de endemias que pedem apoio ao pagamento do piso salarial à categoria.

por Lumarques — publicado 31/03/2022 16h55, última modificação 01/04/2022 10h16

O presidente da Câmara de Rio Branco, vereador N.Lima, suspendeu a sessão desta quinta-feira (31), para receber os membros da comissão dos agentes de endemias que declararam greve nesta manhã por conta do não pagamento do piso salarial. De acordo com os agentes, o prefeito se nega a efetuar o pagamento do piso já aprovado em Lei por esta casa e a greve deve permanecer por tempo indeterminado.

José Augusto, presidente do Sindicato, lembrou a luta da categoria para aprovação da Lei nº 11.000/21 e disse que a proposta do prefeito não contempla e pediu apoio dos vereadores para manter o que já foi aprovado no ano passado.

“Nós estamos pedindo o apoio desta casa para que esse projeto chegar aqui, caso a gente não consiga avançar nessas negociações, que os senhores nos apoiem mantendo o que já foi apreciado em prol da categoria nesta casa”, disse o sindicalista.

O agente de endemias, Marcos Fabricio, disse que a categoria teme que o executivo envie o projeto de revogação da Lei  “Nós trouxemos a categoria aqui hoje para cumprir esse cronograma de greve, não viemos para pressionar, viemos aqui pedir o espaço para ser ouvido e pedir que vocês repitam o voto que deram ano passado em favor desses trabalhadores, porque o que entendemos é que  vai ser enviado a esta casa a revogação da Lei, o que a gestão quer é que vocês rasguem a nossa lei”

N.lima explicou que para a revogação da lei acontecer, a Procuradoria do Município deve emitir um parecer para que a Procuradoria da Câmara aprecie e encaminhe as comissões responsáveis para discussão e garantiu aos agentes que tudo tramitará dentro da constitucionalidade e transparência.

“O que eu posso garantir a vocês é que esse parecer chegar a Câmara a gente vai chamar os senhores juntamente com os membros das comissões para chegar a um consenso, mas afirmo que o nosso parecer da nossa procuradoria vai permanecer, a Câmara não vai fazer nada por debaixo dos panos, tudo que vier para apreciação terá transparência para a população” disse N.Lima.

Luciana Costa
Luciana Costa disse:
01/04/2022 15h32
Os agentes de endemias são trabalhadores ue adentram nesses bairros sofrendo todo tipo de perigo e assédio. Seria muita falta de bom senso e sensibilidade da gestão retirar direitos adquiridos judicialmente, além de não querer pagar o piso pra essa categoria. Aff
Comentários foram desativados.