Vereadores recebem do prefeito Bocalom o PL que reajusta em 15% o salário dos professores municipais

por Marcela Jansen publicado 15/03/2023 16h55, última modificação 15/03/2023 18h43

 

A câmara Municipal de Rio Branco recebeu na manhã de quarta-feira, 15, a visita do prefeito Tião Bocalom. Na oportunidade, o chefe do Executivo entregou aos vereadores o projeto de lei que concede aumento de 15% aos professores da Rede Municipal de Ensino.

“Estive em Brasília, junto à Frente Nacional de Prefeitos, de onde vimos que muitos ainda não conseguiram cumprir com o reajuste salarial, ou seja, pagar o piso corretamente como já fizemos. E esses 15%, menos ainda estão conseguindo pôr em prática, mas temos o prazer de conseguir fazer isso aqui, com uma gestão transparente que preserve o bom gasto do dinheiro público e com isso conseguimos dar os 15% aos professores”, explicou.

Disse mais: ‘“temos uma equipe comprometida com as demandas da população e honestas na aplicação do dinheiro público. Por isso estamos tendo bons resultados em nossa gestão, pois, a aplicação dos recursos é executada de forma responsável. Teremos entre 2022/2023 cerca de R$ 1 bilhão em investimentos sendo próprio, governo federal e empréstimos. Nunca se viu tamanho investimento na capital acreana”.

O presidente do parlamento, o vereador Raimundo Neném, na ocasião, reforçou a parceria entre os dois poderes.

“Aquilo que for de interesse do município de Rio Branco como a valorização do servidor, esta casa vai estar à disposição. E uma pauta dessa magnitude que é o reajuste salarial dos professores, estamos de prontidão para atender à prefeitura”, disse.

E acrescentou: “quero parabenizar o prefeito Tião Bocalom e sua equipe pela responsabilidade de compromisso com o nosso povo. Ele tem cuidado de nossa gente e sei que até o final de seu mandato muita coisa boa fará para Rio Branco. conte com esta Casa”.

A vice-presidente da Casa Legislativa, a vereadora Lene Petecão também destacou as diversas ações da Prefeitura de Rio Branco na área da Educação”. “Esse reajuste é mais que merecido pela categoria. O prefeito tem feito um bom trabalho na área da Educação, já entregou tablets aos alunos, computadores aos professores, fardamento escolar. Gratidão é a palavra do dia. Obrigada, prefeito, pelos avanços nessa área e espero que o senhor possa olhar com carinho a Indicação que fiz para que esse reajuste possa se estende aos mediadores”.

O primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara, também presente na sessão, relembrou que a Prefeitura de Rio Branco também antecipou o reajuste do Agentes Comunitários de Saúde.

“O prefeito Tião Bocalom se dispõe a conceder esse reajuste salarial de quase 15% aos professores antes mesmo do repasse federal. O mesmo ocorreu com os ACS. Ele concedeu o aumento e valorizou a categoria. Ainda espera o repasse do governo federal, mas em nenhum momento recuou em sua palavra. Quero parabenizar a prefeitura por essa ação. Vamos apreciar essa matéria o mais rápido possível para que a categoria tenha sua correção garantida e de preferência com retroativo a janeiro”, falou.

O líder do prefeito na Casa Legislativa, vereador João Marcos Luz reforçou o empenho da gestão na área da Educação. Ele destacou a construção e reformas de escolas municipais, creches, entrega de fardamento escolar, tablets e computadores a alunos e professores, respectivamente, e, agora, o reajuste salarial de quase 15%.

“Hoje, 15 de março, comemoramos o Dia da Escola, esse projeto chega no momento certo, nós vamos avaliar de imediato e certamente iremos aprovar para que o professor seja cada vez mais valorizado. Vamos comemorar e aprovar esse de imediato esse projeto”, disse.


Confira o que falaram os vereadores:

“Nós, servidores, estamos felizes com a forma que o prefeito Bocalom tem conduzido a gestão. Até aqui não se teve um prefeito que mais valorizou o servidor que o Tião Bocalom. Ele é compromissado com a comunidade e investe o recurso público de forma correta. Hoje é um dia importante não só para os professores, mas para todos nós. Mais uma vez estamos comprovando que temos um prefeito atuante”, falou o vereador Antônio Moraes.

“É um momento histórico para a capital acreana. o prefeito tem tido um olhar do diferenciado para a Educação e o resultado disso o fortalecimento da área. Já entregou tablets aos alunos, fardamento escolar, computadores aos professores, enfim, uma série de ações que reafirma seu compromisso com o servidor da capital”, disse o vereador Célio Gadelha.

“Acredito que a população constata a cada dia que passa que nossa gestão municipal veio para fazer a diferença. Parabenizo a Prefeitura de Rio Branco por essa atitude nobre”, disse o vereador Arnaldo Barros.

“Um PL louvável e justo para os professores. Aproveito a oportunidade para sugerir que essa matéria seja aprovada em caráter de urgência. Que seja analisada nas comissões ainda nesta quarta-feira e que amanhã, quinta-feira, 16 de março, possamos votá-la neste plenário”, falou a vereadora Elzinha Mendonça.

“Parabenizo o prefeito Tião Bocalom pelo carinho que tem tratado os servidores de Rio Branco. Hoje, recebemos esse PL que reajusta o salário dos professores, mas ´´e importante ressaltar que já apreciamos e aprovamos outros aumentos, a exemplo disso, da saúde. Portanto, isso é a prova de que nosso prefeito tem sido honesto e compromissado com a população”, disse o vereador Joaquim Florêncio.

“O prefeito Tião Bocalom foi o gestor que mais trabalhou em favor da Educação. Ele já soma mais de R$ 20 milhões em investimentos para a tecnologia, sem falar na entrega de 25 mil kits de fardamento escolar e amanhã entrega o restante, fomentando a economia local. O prefeito tem feito história. Parabenizo a Prefeitura pela iniciativa de reajustar o salário dos servidores e, consequentemente, valorizar a categoria”, disse o vereador Samir Bestene

“O prefeito Tião Bocalom tem feito bons investimentos na área da Educação e gostaria de deixar registrado aqui o nosso reconhecimento. Já vimos a entrega de tablets, fardamento escolar e agora esse reajuste. Parabéns pela iniciativa”, falou o vereador Francisco Piaba.

“Esse PL é de extrema relevância não só para os professores, mas para toda a comunidade rio-branquense. Parabenizo o prefeito Tião Bocalom não só por antecipar o reajuste salarial, mas por solucionar os problemas de nossa cidade que lhes são apresentados. Temos que deixar esse registro”, falou o vereador Rutênio Sá.