Vereadores realizam Sessão Solene alusiva ao Outubro Rosa e Novembro Azul

por victor.farias — publicado 10/10/2019 23h55, última modificação 10/10/2019 23h55

A Câmara Municipal de Rio Branco realizou na manhã de hoje, 10, uma Sessão Solene alusiva ao Outubro Rosa e Novembro Azul. O requerimento foi de autoria dos vereadores Elzinha Medonça (PDT), Lene Petecão (PSD) e Mamed Dankar (PT). O objetivo é destacar a importância de disseminar a informação sobre o câncer e também a prevenção.

Lene Petecão falou como prefeita em exercício. Ela destacou a importância do Outubro Rosa e do Novembro Azul para passar a população informação correta sobre o câncer de mama, útero e próstata. Lene também comentou que a saúde municipal está preparada para receber os pacientes com câncer. “Como prefeita em exercício eu digo que as unidades de saúde estão preparadas na porta de entrada para fazer a prevenção, os exames e os encaminhamentos necessários”.

O vereador Mamed Dankar disse ser um momento importante para a Câmara, pois se trata de uma ação conjunta de três vereadores que visa o bem comum. “É uma luta diária pela vida, mas sobre tudo pela informação às pessoas. Eu vejo que nesses casos o homem tem ainda um preconceito e dificuldade de compreender a necessidade de prevenir (...). É importante trabalhar o Outubro Rosa e o Novembro Azul irmanados, mostrando que nos dois casos a palavra é prevenção. A prevenção é que salva vidas”, frisou.

Elzinha Mendonça disse que o tema é extremamente importante para homens e mulheres e que não pode se restringir somente aos meses de outubro e novembro. “Estaremos dando continuidade (...). É um trabalho que tem que ser contínuo. E a nós como agentes públicos precisamos mostrar que isso está acontecendo (...). É um tema que temos não só que falar, mas efetivamente fazer e é o que estamos realizando agora”, pontuou.

O diretor do Hospital do Amor João Paulo Silva relatou um pouco sobre a unidade de saúde. Ele também se disse emocionado em poder falar do que o motiva todos os dias, que é cuidar e contribuir na vida das pessoas. João explicou que o local é um Centro Diagnóstico que oferta dois tipos de exames: o rastreio do câncer de mama e de colo de útero.

João Paulo salientou que no Brasil uma média de 58 a 59 mil mulheres são diagnosticadas com câncer. Desse total, 16 mil vão a óbito por falta de tratamento. “O Centro Diagnóstico vem com a finalidade de dar celeridade no rastreio, no diagnóstico e no tratamento inicial”, explicou.

Ana Karina Amorim que teve câncer de mama há seis anos, deu um depoimento sobre a importância do diagnóstico e tratamento no início da doença. Ela foi diagnosticada com grau três, aos 38 anos “É uma honra dar um testemunho de vida e sobrevida. Queria dizer que o câncer tem cura sim, quando diagnosticado no início e quando temos um tratamento digno (...). Se não tivesse agido a tempo hoje não estaria aqui para contar a história”, salientou.