Vereadores homenageiam escritor e poeta Alessandro Borges

por victor.farias — publicado 30/04/2019 18h31, última modificação 30/04/2019 18h31

A Câmara de Vereadores de Rio Branco homenageou na sessão de terça-feira, 30, o poeta e escritor Alessandro Borges. O ato solene ocorreu a pedido do vereador Artêmio Costa (PSB).

Borges é natural de Rio Branco e começou a escrever com 18 anos. Formou-se em Teologia pela Faculdade de Teologia Batista Betel (FTBB) e em Pedagogia pela Universidade Paulista (Unip).

Recentemente, lançou a obra “Poesia de um Surdo”, composta por 105 poemas, com várias temáticas que abordam desde o bullying até preconceito com a pessoa com deficiência auditiva. Já têm outros quatro livros publicados: Minha cidade em versos, Mundo de Criança, Jardim do Poeta e “Sou Seringueiro, e daí?”.

O vereador Artêmio Costa (PSB) ressaltou sobre os motivos que o levou a homenagear o escritor. “O Alessandro superou muitas barreiras ao longo de sua vida. Descobriu próximos aos 18 anos que estava perdendo a audição, porém, decidiu que isso não seria um freio em sua vida. E através desse dom que Deus lhe deu, que é a escrita, tem feito à diferença. Recentemente lançou um livro que aborda preconceito, à exclusão e à indiferença com a pessoa com deficiência auditiva”, disse ao pontuar ainda à importância do tema.

“Parabenizo o Alessandro por abordar esse tema que é do interesse de toda a sociedade. É um grupo que merece nosso respeito, atenção e ajuda. Ainda há muita coisa a ser conquistada. Infelizmente, ainda existe dificuldade na comunicação, pois existem locais públicos que não os entendem. Precisamos avançar nesse sentido e realizar uma verdadeira inclusão”.

Ao agradecer a homenagem, Borges pontuou sobre a necessidade de políticas públicas efetivas para ajudar a diminuir as barreiras e promover acesso a surdos. Ele frisa que as existentes não são definitivas.

“Esse é um momento importante na minha vida pessoal, bem como carreira. Agradeço a homenagem, mas bom seria que além delas existisse também mais políticas públicas a fim de promover uma verdadeira inclusão. Esse é um assunto que sempre estará na ordem do dia.”

O presidente da Associação dos Surdos do Estado do Acre, Adriano Pinto, parabenizou a parlamento pela homenagem. Na oportunidade, lembrou no dia 24 de abril comemorou-se dezessete anos da Lei de Libras. “Nossa Lei de Libras foi comemorada em todo o Brasil. Um momento oportunidade para reforçar o debate de que a pessoa com deficiência auditiva precisa de mais acessibilidade”.

A coordenadora do Centro de Apoio dos Surdos (CAS), Joana Darc, falou sobre o trabalho desenvolvido no órgão. “Estamos em todo o Estado para oferecer essa acessibilidade. Oferecemos cursos, formações e oficinas que beneficiam não só os surdos, mas também a comunidade de ouvintes”, disse.

A gerente do Departamento de Educação Especial da SEME e do Centro de Formação em Libras, Joaquim Oliveira, frisou que “Ação inclusiva não se faz apenas com gestores. Toda a sociedade deve contribuir. E o Poder Legislativo é de extrema importância nesse debate”.

Disse mais: “Temos um foco formar profissionais para que possam acolher bem as pessoas com surdez e seus familiares. Temos formados turmas na área da saúde, RBTrans, Assistência Social e outros órgãos. Isso tem feito a diferença”.