Vereadores debatem sobre a importância da Educação para alunos de regiões periféricas

por Marcela Jansen publicado 31/10/2023 17h57, última modificação 31/10/2023 17h57

Atendendo a requerimento da vereadora Lene Petecão, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na terça-feira, 31, uma Tribuna Popular no qual debateu a significância da Educação para alunos residentes em regiões periféricas. Na oportunidade, a Casa Legislativa recebeu a acadêmica Thainá Araújo Barros, aprovada recentemente no curso de Medicina, na Universidade Federal do Acre (Ufac).

“A Thainá é um grande exemplo para as pessoas que moram em regiões mais humildes e desejam ingressar na faculdade. Sabemos que elas enfrentam dificuldade, mas não podem desistir de seus sonhos, precisam seguir em frente. A Thainá superou barreiras para chegar até aqui, é uma vitoriosa e será ainda mais. Daqui dez anos a verei médica, salvando vidas e mudando outras vidas com seu exemplo de persistência”, disse Lene Petecão.

Ao relatar sua história de vida, Thainá destacou que estudou em escolas públicas e que os professores foram fundamentais na aprovação no curso de Medicina. “Pela sociedade somos visto como que não tem oportunidade, sempre estudei em escolas públicas, meu Ensino Fundamental foi todo em escola pública no Bairro Taquari, uma escola muito boa no qual os professores eram excelentes e sempre acreditaram no meu potencial”, disse a acadêmica ao frisar ainda que no Ensino Médio estudou no Instituto Federal do Acre.

“O IFAC abre muitas portas em questão de auxílio para estudantes de baixa renda. Eu sempre quis fazer o curso de Medicina e sabia que para conseguir passar precisaria de muito estudo por ser extremamente difícil. Normalmente, pessoas da classe alta é que tem mais chance de passar e quando uma pessoa que vem de baixo e consegue ser aprovada, é uma alegria muito grande”, falou.

Na oportunidade, a vereadora Lene Petecão entregou uma Moção de Aplauso para Thainá. “Esse é um momento de muita alegria”, disse a parlamentar.

O que os vereadores disseram:

“Thainá, você é um exemplo de que a educação é um ponto importante em qualquer gestão. Deve ser uma prioridade para os representantes do povo. Ela é prova real de que sonhos se tornam realidade. Parabéns, por essa vitória”, disse Samir Bestene.

“Parabenizo a vereadora Lene pela sensibilidade de trazer um exemplo tão lindo, de uma jovem cheia de sonhos e expectativas. Uma felicidade ouvir sua história, Thainá, pois sabemos da dificuldade que os estudantes de baixa renda possuem. Você é um grande exemplo de que tudo é possível, portanto, siga em frente”, disse vereadora Elzinha Mendonça.

“Quero parabenizar a Thainá pela aprovação no curso de Medicina. Você é um exemplo não apenas na sua família, mas para toda a sociedade’, disse o vereador Raimundo Neném.