Vereadores debatem revisão tarifária 2023 durante Tribuna Popular

por Marcela Jansen publicado 27/11/2023 13h16, última modificação 27/11/2023 13h16

Atendendo ao requerimento do vereador Célio Gadelha (MDB), a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na quarta-feira, 22, uma Tribuna Popular no qual debateu a revisão tarifaria 2023.

A tribuna registra a presença do presidente do Conselho dos Consumidores do Estado do Acre, Ivan de Carvalho que, na oportunidade,  apresentou dados com relação aos reajustes da regularização tarifária e custos de operação, manutenção, prestação de serviço, distribuição, material, fornecimento, segure dentre outro tópicos.

“O estado do Acre está passando pelo ciclo de revisão tarifaria, é uma prerrogativa da resolução que acontece de dois em dois anos. Temos uma realidade no nosso país comprovada, somos a nação que mais paga impostos e o nosso Estado está no topo desse índice”, disse ele.

O vereador Célio Gadelha, autor do requerimento destaca a importância do debate e participação da população.

“É um assunto de extrema importância para todos nós, é do interesse de toda a população, somos consumidores, estranho que neste momento a população não se faça presente com relação à cobranças e peço atenção. Pagamos a tarifa de energia mais cara do Brasil e estamos prestes a um aumento de 22% e espero que através nas nossas ações, possamos pelo menos ter uma garantia de 19%, diante de uma crise financeira é um ganho”, explicou o parlamentar.

Na oportunidade, o vereador propõe a criação de uma comissão em defesa do consumidor que tem o intuito de defender os direitos à população, aos consumidores. (Por Emely Azevedo, estagiária de Jornalismo na CMRB)