Lene Petecão apresenta PL que cria o Programa Maria da Penha dentro das escolas

por Marcela Jansen publicado 14/08/2023 13h11, última modificação 14/08/2023 13h11

A vereadora Lene Petecão (PSD) fez uso da tribuna na Câmara Municipal de Rio Branco, na manhã de quinta-feira, 10, apresenta projeto que institui o Programa Maria da Penha dentro das escolas.

“O Estado do Acre é o que mais assassina mulher. É uma discussão que tem que ultrapassar as barreiras das políticas, não é só um dia ou um mês, é uma pauta que deve ser sempre discutida. Esse projeto tem como objetivo promover a conscientização e prevenção da violência domestica familiar contra mulher através de atividades educativas e de sensibilização realizada no ambiente escolar, para que tenhamos bons cidadãos na fase adulta”.

Em sua fala, a vereadora ressalta que apesar de mudanças com a Lei Maria da Penha, situação ainda é critica no Estado.

“A Lei Maria da Penha completou 17 anos, certamente uma política publica que avançou bastante á nível nacional, tivemos mudanças no Estado, mas infelizmente a situação ainda é critica e isso quem mostra são as estáticas, estamos no topo da violência contra mulher”.

Por fim, a parlamentar destaca importância da instituição do projeto para o Estado.

“Essa Lei não necessariamente precisam ser efetivada somente nas escolas, podíamos promover atividades, discussão dentro e fora do parlamento. É essencial que o gestor público tenha consciência do tamanho da importância desse projeto e por isso conto com o apoio dos meus pares. Apresento não comemorando nenhum índice, mas pedindo ao poder publico que não se esqueça das políticas públicas, trago esse debate porque sei da importância para a população de Rio Branco”. (Por Emely Azevedo, estagiária de Jornalismo na CMRB)