Vereadora Lene Petecão apresenta PL que cria o programa Escola Segura em Rio Branco

por Marcela Jansen publicado 02/05/2023 17h26, última modificação 02/05/2023 17h26

A vereadora Lene Petecão apresentou na terça-feira, 5, durante sessão na Câmara Municipal de Rio Branco, o projeto de lei que estabelece o programa Escola Segura, cujo objetivo, de acordo com a parlamentar, é promover medidas de prevenção em resposta a violência interna e aos ataques e atentados em instituições de ensino no município de Rio Branco.

“Há alguns anos fomos acometidos pelas notícias internacionais sobre atentados em escolas e universidades. Ocorre que isso tem acontecido aqui também em nosso país atualmente. Muitos pais estão receosos e amedrontados, e com razão, pois acreditam que estão enviando seus filhos para um local seguro, que é a escola, protegidos e guardados das agressões urbanas. Porém, não é o que de fato vemos”, disse a vereadora.

E acrescentou: “o poder público não pode ficar alheio a essa crescente modalidade de violência que vem se solidificando no meio escolar, aniquilando a tranquilidade de funcionários, professores, alunos e pais”.

Lene ressalta ainda que a proposta deverá ser adaptada conforme a realidade da escola. “A instituição de ensino, juntamente com a comunidade escolar, necessita repensar seu papel e propor estratégias que minimize a violência, seja ela interna ou praticada por transgressores esternos no ambiente escolar. Nesse sentido, apresento nesta Casa um plano que deve ser reformulado e adaptado conforme a realidade da escola, e pensado junto com a comunidade escolar e as autoridades competentes”.

O programa prevê promoção de treinamentos e palestras direcionados, especialmente, a professores, funcionários, pais e alunos, para instruí-los na identificação em resposta a ataques e atentados em escolas em rio Branco. Além disso, caberá ainda o monitoramento das atividades escolares por meios de câmeras de segurança; desenvolvimento da articulação a nível local, dos órgãos de segurança,  aumento de policiamento nas escolas, bem como a ronda ostensiva no entorno principalmente nos horários  de entrada e saída; inserção nas escolas de profissionais de psicologia e da assistência social; contratação de segurança armada nas unidades de ensino; dentre outras emdidas.