Vereadora Elzinha Mendonça pede urgência na revitalização de ponte no Monte Castelo

por Marcela Jansen publicado 11/05/2023 18h40, última modificação 11/05/2023 18h47

A vereadora Elzinha Mendonça, em pronunciamento na sessão de quinta-feira, 11, na Câmara Municipal de Rio Branco, cobrou do Executivo melhorias em bairros e ramais da capital acreana. Na oportunidade, ela relatou a visita a Rua Monte Castelo, localizada entre os bairros Apolônio Sales e Alto Alegre.

“Estive no local a convite de uma mãe que denunciou a precariedade de uma ponte. Fui lá às 06h00 da manhã desta quinta e, lastimavelmente, a cabeceira daquela estrutura está desbarrancando. Os pilares estão podres e caindo, colocando em risco a vida das pessoas que passam ali”, disse a vereadora.

E acrescentou: “fui no ônibus da escola, junto com os alunos. A Estrada Jarbas Passarinho está totalmente destruída, esburacada e o mais grave ainda é que, pouco antes de chegar na Apadeq, o ônibus faz retorno, pois não tem mais como seguir. O motorista faz a manobra e os alunos seguem de lá em cavalos ou motos para alcançar o transporte escolar".

A vereadora apresentou Indicação solicitando com urgência a revitalização da ponte. “É lastimável que a prefeitura não tome providências, tendo em vista que aquela ponte é um perigo iminente. Em torno de 50 alunos passam por ali diariamente dentro daquele ônibus, atravessando aquela ponte”, falou.

Mendonça relatou ainda a necessidade de melhorias na rodovia AC90, KM21. “São 800 metros de rodovia que precisa de melhorias. A dona Francisca me procurou, denunciou a precariedade no local e ainda me falou que ali passam crianças cadeirantes. Como ser humano, mãe, fico muito triste vendo essa situação. Estamos no terceiro ano de gestão e a cobrança dos ramais tem sido constante aqui nessa Casa não só por mi, mas por todos os vereadores. Estou cobrando o que é de direito de nosso povo, de nossos agricultores. Espero que a prefeitura tome providências.

Operação Ramal da Dignidade

Durante o pequeno expediente, a vereadora voltou a cobrar da prefeitura a lista de execução dos ramais que serão revitalizados. Ela relatou que no dia 17 de abril, representantes da Prefeitura de Rio Branco e do governo do se reuniram e trataram sobre parceria na execução de melhorias nos ramais da capital acreana.

“Dignidade e honestidade são palavras que mais ouvimos nessa Casa quando se faz referência a gestão do prefeito Bocalom. Promovemos uma audiência pública onde os produtores relataram as dificuldades em que vivem. A prefeitura lançou um programa, mas não soube dizer quais ramais serão feitos. Porém, no dia 17 de abril, existiu uma reunião de cooperação entre município e Estado. Onde está a honestidade dos gestores?”, questionou.

Mendonça reforça que os produtores, especialmente os que residem na Transacreana, estão querendo saber quais ramais serão executados. "Apresentei nesta Casa requerimento solicitando a prefeitura que encaminhasse a lista das execuções dos ramais, porém, o documento foi rejeitado. Cadê a honestidade? Não é uma gestão transparente? E como fica a dignidade dos produtores? Eles estão esquecidos por essa gestão do prefeito”, finalizou.