Vereadora Elzinha Mendonça destaca Julho Amarelo, 28 de julho – Dia Internacional de combate as Hepatites Virais

por victor.farias — publicado 12/07/2019 15h09, última modificação 12/07/2019 15h09

A vereadora e vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Rio Branco, Elzinha Mendonça, Alertou em seu pronunciamento na tribuna da Câmara sobre a importância do “JULHO AMARELO”. A cor tinge o 7º mês do ano, levando informações e esclarecimentos à população. Em 2010, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, no dia 28 de julho.

Elzinha, reforçar a importância dos cuidados e prevenção das doenças.

“O nosso Estado registra um índice alarmante de contaminação por hepatites, chegando a registrar uma media de 580 casos no período de um ano, precisamos levar mais conscientização e informação as pessoas sobre essa perigosa doença e estaremos dando nossa contribuição nesse mês tão importante para o combate das Hepatites” Frisou a Vereadora.

Elzinha que trabalhou por mais de dez anos diretamente auxiliando os portadores de hepatites no estado do Acre, acumula um grande conhecimento sobre o tema.

Também em sua fala a vereadora anunciou um projeto de saúde itinerante em conjunto com a Prefeitura de Rio Branco através da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, que será realizado no próximo dia 13 de julho, na comunidade Barro Alto, no quilometro 14 da Estrada Transacreana.

“Destinamos parte de nossas emendas parlamentares para a saúde do município e é com satisfação que estaremos participando de uma ação de saúde junto à comunidade do Barro Alto, pessoas que necessitam muito desses serviços e que ficam praticamente isolados no período invernoso e sem acesso a serviços básicos ou mesmo uma simples informação”.

Na ação de saúde itinerante, fruto de emenda da vereadora Elzinha Mendonça serão oferecidos serviços como consultas medicas. Pré-natal, PCC, testes rápidos, vacinas e orientações sobre o Bolsa Família e vai mobilizar em torno de 40 profissionais entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos e pessoal de apoio.