Vereadora Elzinha Mendonça destaca ativismo pelo fim da violência contra a mulher

por Marcela Jansen publicado 30/11/2023 11h09, última modificação 30/11/2023 11h09

A vereadora Elzinha Mendonça, durante a sessão da Câmara Municipal de Rio Branco, na quarta-feira, 29, trouxe à tona o tema relacionado aos 21 anos de ativismo pelo fim da violência contra a mulher alegando que ser triste mulheres de todas as classes sociais serem atingidas por diversos tipos de violência.

“Nós vivemos, infelizmente, em um país onde tem uma das maiores taxas de desigualdade do mundo, o que a gente percebe é que infelizmente as mulheres de todas as classes sociais são atingidas por esse mal que é a violência contra a mulher, dos mais diversos tipos de violência, a doméstica, a física, a psicológica, moral, patrimonial, e política, e isso é muito triste.”

A vereadora reiterou também sobre o objetivo do movimento e também sobre a importância de criar políticas públicas e educativas para combater a violência contra a mulher.

“Esse movimento de 21 dias de ativismo ao combate da violência contra a mulher acontece com o objetivo de educar sobre a luta pela erradicação da violência de gênero e defesa dos direitos humanos das mulheres de todo o mundo, é triste dizer que nós passamos do ranking terrível de primeiro lugar para terceiro, mas as mulheres continuam morrendo e até então nós precisamos como agentes públicos e políticose também como seres humanos tomarmos atitudes e criarmos políticas públicas, porque o que nós precisamos é combater esse mal, e esse mal só se combate a partir da educação dentro de casa.”

Por fim, comentou sobre a possível infestação de pombos, causada pela população alimentado estes nos mercados de Rio Branco, sendo um risco para a saúde pública.

“As pessoas estão sem consciência, simplesmente jogam migalhas de comida ali e os pombos se acumulam e aquilo é um perigo para a vida das pessoas.” (Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo CMRB)