Vereador Zé Lopes reforça apoio à categoria da Educação e cobra diálogo da prefeitura

por Eliamara Moura Pontes Lisboa publicado 27/05/2025 17h45, última modificação 27/05/2025 20h26

 

O vereador Zé Lopes (Progressistas) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco, na sessão de terça-feira, 27, para manifestar apoio aos trabalhadores da educação, que seguem em greve e reivindicam valorização profissional e melhores condições nas unidades escolares da capital.

O parlamentar ressaltou que os profissionais estão com defasagem salarial há dois anos, e que o reajuste de 10% referente aos anos de 2023 e 2024 ainda não foi concedido, mesmo após um compromisso firmado pelo Executivo Municipal com a categoria no período pré-eleitoral. “Não existe desenvolvimento social sem educação. É preciso valorizar quem está na ponta, quem educa nossas crianças todos os dias”, afirmou.

Zé Lopes relatou que, nos últimos dias, realizou blitz em diversas escolas da rede municipal, onde constatou problemas estruturais graves, como freezers quebrados, fiações expostas e prédios deteriorados, além de relatos de comunidades escolares precisando realizar bingos e rifas para arrecadar recursos destinados à manutenção das unidades.

Para o vereador, é urgente que a Prefeitura de Rio Branco abra um canal de diálogo efetivo com a categoria e apresente um plano emergencial para corrigir os déficits salariais, atualizar o PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) e melhorar a estrutura das escolas. “A nossa obrigação enquanto parlamentares é acompanhar de perto essa luta legítima dos trabalhadores da educação e pressionar o Executivo para que leve essa pauta com a seriedade que ela merece”, concluiu.