Vereador Samir Bestene solicita revitalização do Cacimbão da Capoeira

por Eliamara Moura Pontes Lisboa publicado 04/06/2025 18h43, última modificação 04/06/2025 18h43

 

POR MARCELA JANSEN

Durante o pequeno expediente da sessão DE quarta-feira, 4, o vereador Samir Bestene (PP) utilizou a tribuna para reforçar um apelo à Fundação Garibaldi Brasil (FGB) pela revitalização do histórico Cacimbão da Capoeira, localizado em Rio Branco. O parlamentar destacou a importância simbólica e cultural do espaço, considerado o primeiro ponto de água potável da capital acreana.

“É um local que tem um sentimento muito forte para todos nós, riobranquenses. Já serviu para encontros de família, apresentações culturais e eventos musicais. Hoje, infelizmente, está abandonado e ocupado por moradores de rua e usuários de droga, justamente pela ausência de atividades e programação no espaço”, lamentou Bestene.

Em sua fala, o vereador exibiu imagens do atual estado do local e relatou visitas feitas à FGB em busca de providências. Bestene também sugeriu uma articulação conjunta com a Comissão de Cultura da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Fábio Araújo, para dialogar com a fundação e propor ações concretas para resgatar a função social e cultural do espaço.

“Se o local fosse ocupado com eventos, atividades artísticas e culturais, com certeza voltaria a ser um ambiente vivo, agradável, gerando emprego e lazer para as famílias. É um espaço com forte vínculo com o passado e com a origem da nossa cidade”, frisou.

Por fim, o vereador renovou o convite à Comissão de Cultura para uma visita técnica ao local e uma reunião com a FGB, com o objetivo de garantir a inclusão da revitalização do Cacimbão da Capoeira nas prioridades da política cultural do município.