Vereador Samir Bestene destaca abertura de berçário em escola na Cidade do Povo

por Marcela Jansen publicado 31/10/2023 19h35, última modificação 01/11/2023 00h39

"Essa foi uma excelente ideia e que vai facilitar a vida de muitas mães". A fala é do vereador Samir Bestene (PP) ao destacar a abertura de berçário público na capital acreana, localizado na Escola de Ensino Infantil Maria Danila Pompeu, na Cidade do Povo.

'Recebemos a visita da Thainá, essa jovem que foi aprovada no Curso de Medicina na Ufac e que estudou a vida toda em escola pública. Ela é o exemplo de que toda gestão deve ter um olhar diferenciado na área da Educação. Portanto, quero aqui parabenizar a gestão do prefeito Tião Bocalom e da secretária Municipal de Educação, Nabiha Bestene pelo ótimo trabalho que desenvolvem", falou o parlamentar.

E acrescentou: "foi com muita alegria que o início desse projeto piloto. Agora as mães poderão deixar seus filhos de seis meses a dois anos nesses berçários para irem trabalhar. E o projeto começou no lugar certo, na Cidade do povo, onde encontramos muitas mães que precisam desse suporte", disse.

De acordo com Bestene, duas salas com capacidade para oito crianças foram disponibilizadas na escola, que conta ainda com uma pedagoga e dois assistentes. "Coisa boa temos que parabenizar, por isso quero parabenizar a atual gestão pela competência que tem conduzido os investimentos na área da Educação (...) meu desejo é que essa ideia se estenda para outras escolas de ensino infantil em nossa cidade", frisou.

Na ocasião, o vereador destacou outros investimentos na área. "Essa é uma gestão que tem olhado com carinho para a Educação. Começou com investimentos de notebook para os professores, tablets para as crianças, distribuição de fardamento aos alunos. E isso foi muito importante, pois fomentou a geração de emprego e renda, tendo em vista que todo o fardamento foi produzido em Rio Branco. Portanto, uma gestão que vem acertado".

O vereador irá homenagear a secretária de Educação com o Prêmio Mulher Destaque, honraria da Câmara Municipal de Rio Branco.

Dia da Merendeira

O parlamentar também parabenizou as merendeiras da Capital pela passagem do Dia da Merendeira, comemorado em 30 de outubro. "Quero parabenizar nossas merendeiras, elas que possuem um papel também importante na área da educação. E nesta Casa elas possuem o devido reconhecimento e são valorizadas", disse.

Bestene reforça que na atual gestão, a categoria recebeu reajuste salarial. "Nas gestões anteriores não havia essa valorização. Pasmem, mas elas recebiam menos que um salário mínimo. Porém, a prefeitura de Rio Branco, com o apoio da Câmara Municipal, lutou para mudar essa realidade e, hoje, a categoria recebe R$ 1.500. Eles merecem esse reconhecimento", pontuou.

Indicações

Bestene também apresentou indicações solicitando a Prefeitura de Rio Branco melhorias na cidade. "A Rua Eldora, também conhecida como Copaíba, precisa urgentemente de melhorias. Sabemos que nossa cidade possui problemas graves de infraestrutura, mas não podemos permitir que nossa população se prive do seu direito de ir e vir. Essa rua está intrafegável, os moradores tiveram que fazer vaquinha para mandar raspar a rua. Agora me diga uma coisa: como é que envia boleto de IPTU para esses locais?", questionou Samir.

Outra melhoria solicitada pelo vereador foi no Quixadá. "A metade dessa estrada já cedeu e nos aproximamos do período invernoso. Se a gestão não fizer logo uma intervenção, os moradores daquela localidade ficarão sem acesso. Estamos falando de milhares de famílias que moram ali naquela região. Espero que o poder público dê um pouco mais de atenção aquela parte da cidade", finalizou.