Vereador Samir Bestene apresenta PL que cria o programa ‘Escola Segura’

por Marcela Jansen publicado 18/04/2023 12h33, última modificação 18/04/2023 12h33

“Essa iniciativa é importante e necessária para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos e profissionais envolvidos na educação”. A frase é do vereador Samir Bestene, durante a sessão de terça-feira, 18, na Câmara Municipal, ao apresentar o projeto de lei que estabelece o Programa Escola Segura.

De acordo com o parlamentar, a proposta visa promover medidas de prevenção de ataques em instituições da rede municipal de ensino de Rio Branco. “Um instrumento básico de enfretamento aos ataques e atentados contra a vida, nas instituições de ensino da rede municipal”, falou.

Na oportunidade, o vereador ressaltou que os ataques em escolas tem crescido em todo o Brasil, tornando-se ‘um grave problema social’. “Somente nos últimos 12 meses, 37 pessoas morreram em atentados em instituições brasileiras, segundo levantamento realizado pelo Poder360”, disse. E acrescentou: “foram 11 atentados realizados desde 2011 em unidades de ensino em todo o país”.

Para Samir, a criação desse programa irá capacitar educadores, genitores e tutores legais para identificar e reagir a situações de violência e ataques nas escolas. “Além disso, a criação de uma rede de comunicação e colaboração entre os órgãos responsáveis pela segurança pública, saúde mental e educação é fundamental para garantir uma resposta rápida em casos de possíveis ou iminentes ataques”, falou.

Disse mais: “é importante destacar ainda que essa iniciativa vai oferecer atendimento psicológico individual e em grupo para as vítimas de atentado. É uma medida crucial para promover a recuperação do ambiente escolar afetado pela violência. Isso pode ajudar a minimizar o impacto emocional e psicológico do evento traumático, possibilitando a retomada das atividades escolares em um ambiente mais seguro e acolhedor”, finalizou o vereador.