Vereador Mamed Dankar homenageia Agentes Comunitários, de Endemias e Vigilância em Zoonoses

por victor.farias — publicado 09/10/2019 17h27, última modificação 09/10/2019 17h27

A pedido do vereador Mamed Dankar (PT) a Câmara de Rio Branco realizou ato solene em alusão ao Dia dos Agentes Comunitários, de Endemias e Vigilância em Zoonoses, comemorado em  18 de setembro. Na oportunidade, a Casa Legislativa homenageou as categorias com Moção de Aplauso em reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

Além dos vereadores, estiveram presentes na sessão Lenice Camargo, representando o secretário de Saúde do Município; Marquinhos Gama, presidente da Assermurb; Alexandre Soares da Cruz, Agente de Controle em Zoonoses; Paulo Antônio Firmino da Silva, Agente de Endemias; Raquel Francisca da Silva, Agente Comunitária de Saúde; Raquel Gleyciane Santos de Souza, representando o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias do Estado do Acre; e José Ferreira, chefe de Controle de Endemias.

Ao dar boas vindas às categorias, o vereador Mamed Dankar pontuou sobre as lutas e avanços dos profissionais. “Muito justo esse reconhecimento que a Câmara faz a esses profissionais que estão diariamente na luta, prevenindo contra doenças e zoonoses. Um trabalho de extrema importância para nossa sociedade, em favor das pessoas e da vida. Muito já foi conquistado por essas categorias, mas os gargalos ainda são muitos. Essa é uma boa oportunidade para trazemos essas demandas a ordem do dia e ajudar, dessa forma, fazermos esses profissionais avançarem mais ainda”, disse o vereador.

Ao dispor da palavra, Lenice Camargo, representando o secretário de Saúde do Município, Oteniel Almeida, falou da importância desses profissionais, responsáveis por fazer chegar à população as ações de prevenção a doenças.

“Os Agentes Comunitários de Saúde são o elo entre a comunidade e a equipe técnica, visitando as casas das pessoas assistidas pelas unidades. São de fundamental importância para a promoção da saúde, que é o objetivo do nosso trabalho na Atenção Básica. No caso dos Agentes de Endemias, é o trabalho deles que nos permite reduzir os índices de doenças. Eles são os olhos das unidades de saúde. Sem esse trabalho não poderíamos saber como está nossa população”, disse.