Vereador Luz protocola novo documento que indica má qualidade do serviço da EMURB: ‘Placa na entrada de Rio Branco deveria ser Cuidado Buraco’

por victor.farias — publicado 09/05/2019 15h29, última modificação 09/05/2019 15h29

Ao subir à tribuna da Câmara Municipal nesta quinta-feira, 09 de maio, o vereador João Marcos Luz (MDB) mostrou aos vereadores e público presente uma base de asfalto para informar que protocolou um ofício ao Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (DERACRE), à Secretaria de Infraestrutura e de Desenvolvimento Urbano do Estado - SEINFRA e aos órgãos de fiscalização, controle e defesa do patrimônio público, com o resultado do ensaio realizado em determinado ponto da Via Chico Mendes, o qual indicou má qualidade da massa asfáltica no serviço prestado pela EMURB. A operação não seguiu os rigorosos critérios técnicos aprovados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT.

"Falei que continuaria me assessorando de laudos. Solicite mais um, agora de um laboratório particular. Encaminhei para o diretor-geral do DERACRE, para o secretário da SEINFRA, Thiago Caetano, para a Prefeita, para o Tribunal de Contas do Estado e para o Ministério Público do Acre sugerindo que o Governo do Estado, por meio do DERACRE, se abstenha de realizar o pagamento à Emurb naquele trecho se comprovada à má qualidade. O laudo indicou má qualidade. O correto é cinco centímetros de asfalto depois da base, mas lamentavelmente isso não acontece", frisou.

Luz afirmou que a população é a maior prejudicada com a situação. O vereador inclusive sugeriu que as autoridades mudassem a placa na entrada de Rio Branco.

"Não é possível que a gente continue vendo dinheiro sendo jogado no lixo e não se faça nada. É o dinheiro do povo, é o seu dinheiro. Sinceramente, o rio-branquense perdeu a vergonha de cair no buraco porque, infelizmente, isso virou normal. Mas ficamos com vergonha quando os turistas chegam. Vou sugerir substituir a placa 'Bem-vindo a Rio Branco' por 'Cuidado Buraco' ou 'Socorro Rio Branco' A primeira impressão é a que fica. Temos que combater isso. Não podemos silenciar. Cadê o cronograma que a Prefeitura ficou de enviar à Câmara com as 33 equipes da EMURB trabalhando? Isso é falsa propaganda. Vou continuar cumprindo a minha função de fiscalizar e cobrar. Convido também os vereadores desta Casa acompanharem a EMURB", concluiu