Vereador Luz afirma que Prefeitura protege clandestinos:"Estamos diante de um crime na área de mobilidade urbana"

por victor.farias — publicado 03/10/2019 14h27, última modificação 03/10/2019 14h27

O vereador João Marcos Luz (MDB) subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta quinta-feira, 03 de outubro, para criticar a Prefeitura de Rio Branco por não combater o transporte clandestino na cidade e, desta forma, colocar em risco todo o sistema de mobilidade urbana. De acordo com o emedebista, a gestão municipal, por meio da RBTRANS, protege quem não cumpre a lei, e está provocando uma possível falência das empresas de ônibus.

"Recebemos denúncias de que os táxis compartilhados, ou seja clandestinos porque não existe táxi compartilhado na lei, estão oferecendo os seus serviços aos usuários de ônibus nas proximidades do Terminal Urbano. Ali não é ponto de táxi, mas virou, porque estão fazendo táxi compartilhado. O fato é que estamos diante de um crime na área de mobilidade urbana. Não vejo uma ação firme da Prefeitura, da RBTRANS. Parece até que existe harmonia com os clandestinos. A partir do momento que Prefeitura não honra o contrato com as empresas de ônibus, os usuários que mais precisam correm o risco de não ter mais transporte para se deslocarem.O táxi tem característica de transporte individual de passageiros e não coletivo. Isso é muito perigoso para o sistema de transporte coletivo. Se o Poder Público não agir de imediato, em 30 dias as empresas vão quebrar", declarou.

Luz demonstrou preocupação com os milhares de trabalhadores que perderiam seus empregos no caso de falência das empresas de ônibus, e com os usuários que não teriam condições financeiras de utilizar outro serviço de transporte para se locomover.

"Não vejo a RBTRANS fazendo operação com quem está fora da lei. Estou preocupado com os mais de mil empregos, e com os mais de 60 mil passageiros que não teriam outro meio de transporte. Se o sistema de transporte acabar, vem o caos, pois táxi compartilhado não transporta os idosos gratuitamente, alunos a R$ 1, e não prestam nenhum serviço social. Hoje, os clandestinos só estão trazendo prejuízo grande as empresas. Este é um assunto urgente. Sugiro que a Mesa Diretora envie para RBTRANS um ofício cobrando providência. Temos muitas denúncias para não ter uma ação da RBTRANS. A empresa Floresta já está atrasando os salários. Este assunto é gravíssimo, todavia, a RBTRANS está parada, calada, parece até que está em conexão com os clandestinos", concluiu o vereador João Marcos Luz.