Vereador João Marcos Luz cobra do Procon ações imediatas contra aumento abusivo de preço no comércio

por victor.farias — publicado 08/04/2020 16h32, última modificação 08/04/2020 16h32

O vereador João Marcos Luz (MDB), em sua fala na sessão online da Câmara Municipal nesta quarta-feira, 08 de abril, cobrou do Governo do Estado, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), ações imediatas contra o aumento abusivo de preço que ocorrem nos produtos de alguns comércios de Rio Branco. O emedebista afirmou que a Casa Legislativa precisa encaminhar um ofício ao órgão cobrando mais fiscalização neste período de crise devido ao novo coronavírus.

“Tenho tentado defender principalmente os comerciantes e os autônomos, que na minha concepção estão sofrendo. Já falei do Governo Federal ser nota 10, já falei da Prefeitura ser nota 10 e do Governo do Estado com nota 0, pois não fez nada ainda. Por outro lado, o comércio que eu tenho tanto defendido não pode aumentar o preço dos produtos. Alguns comerciantes, porque não são todos, não podem se aproveitar da população num momento como esse. Ontem fui conversar com um comerciante do Tancredo Neves, bairro onde moro. Uma cartela de ovos que custava de R$ 10,00 a R$ 12,00, sabe quanto está custando? R$ 17,00. Isto é um absurdo, é um desrespeito com as pessoas. Logo, mais um fracasso deste governo. Cadê o Procon? Aonde está o Procon? É uma pergunta que deixo a todos”, indagou.

Luz solicitou, a partir de um requerimento verbal, que a Câmara encaminhe documento ao Procon para cobrar ações imediatas contra aumento abusivo de preço no comércio. “Quero fazer uma proposta a todos os vereadores. A Câmara precisa encaminhar um ofício ao Procon solicitando ações imediatas contra o aumento abusivo de preço no comércio, e é necessário cobrar os resultados dessas ações. Estou preocupado com isso. As Reclamações são na cidade inteira. Não podemos permitir que maus comerciantes queiram se aproveitar da população neste momento”, frisou.

Sobre o decreto do governador Gladson Cameli para garantir isolamento social, Luz reafirmou que é contrário à medida por prejudicar o trabalhador que não possui salário fixo e a economia do município, do estado e do país. Para o vereador, a esquerda planeja destruir o Brasil mais uma vez.

“Sou contrário ao isolamento radical, sou contrário ao isolamento horizontal. Me baseio em orientações de grandes profissionais da medicina brasileira e do mundo. As pessoas não estão em casa por consciência do vírus. Se as autoridades tivessem passando consciência, as pessoas saíam para trabalhar de máscara, de luva, e as pessoas estavam preparadas com coragem para combater o vírus. As pessoas estão em casa com medo porque os petistas, os comunistas, os esquerdopatas transferem o medo a elas para destruir o presidente Bolsonaro e para destruir o Gladson Cameli. Está cheio de gente repetindo a mesma coisa querendo destruir a economia, deixar todo mundo em casa, trazer o caos e, infelizmente, piorar cada vez mais a situação. Os esquerdistas eles chegam no poder trazendo o caos. Portanto, não há consciência em relação ao vírus, há medo. Eu, sendo vereador, estou aqui para dizer à população: vamos enfrentar este vírus, vamos trabalhar. E governador Gladson Cameli revogue esse decreto, deixa o povo trabalhar. Use as redes sociais, use os canais de comunicação para conscientizar a população. Vamos cuidar dos nossos idosos, dos nossos doentes crônicos. Esta é a orientação de quem tem lucidez”, finalizou.