Vereador Joabe Lira homenageia Polícia Legislativa dos parlamentos Municipal e Estadual

por Marcela Jansen publicado 01/07/2025 14h42, última modificação 01/07/2025 14h42

 

A Câmara Municipal de Rio Branco promoveu, na terça-feira, 1º, uma sessão solene especial em homenagem ao Dia do Policial Legislativo, celebrado em 23 de junho. A solenidade atendeu ao requerimento do presidente da Casa, vereador Joabe Lira (União Brasil), aprovado pelo plenário, e teve como objetivo reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pelos policiais legislativos da Câmara e da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).

Ao abrir a sessão, Joabe Lira destacou a relevância do momento. “Esta Casa se reveste hoje de gratidão. Homenagear os policiais legislativos é valorizar aqueles que garantem que o debate democrático aconteça em sua plenitude. São servidores que trabalham com coragem, compromisso e ética.”

A sessão contou com a presença dos coordenadores da Polícia Legislativa da Câmara e da Assembleia, Fabrício Torres Lima e Arthur Montenegro, respectivamente, além de diversos agentes de segurança das duas instituições.

Durante o uso da palavra, Fabrício Torres reforçou a missão da Polícia Legislativa. “Garantir a segurança do Poder Legislativo é garantir o pleno funcionamento da democracia. Atuamos todos os dias com discrição, mas com responsabilidade e foco na proteção do parlamento e da população.”

O chefe do setor de inteligência, Luiz Augusto de Oliveira, também utilizou a tribuna para destacar o papel estratégico da segurança institucional e a representatividade da Câmara Municipal de Rio Branco no cenário nacional das polícias legislativas.

 

O que disseram os vereadores:

Ao longo da solenidade, diversos parlamentares também se pronunciaram. O vereador Antônio Moraes (PL) ressaltou que durante sua passagem como presidente do parlamento, buscou valorizar a categoria. “Foi na minha gestão que criamos condições dignas para os vigias da Casa. Hoje, ver essa valorização continuar é motivo de orgulho.”

Já o vereador Nenê Almeida (MDB) relembrou o período em que também exerceu a profissional na própria Câmara Municipal de Rio Branco. “Trabalhei lado a lado com esses profissionais. São merecedores de cada reconhecimento que recebem.”

O vereador Samir Bestene (PP ) ressaltou que a Polícia Legislativa já garantiu a integridade desta Casa em momentos decisivos. "É um trabalho essencial.”

Lucilene Vale (PP), por sua vez, pontuou que, após assumir o mandato na Casa do Povo, passou a compreender melhor a importância da função. "Vocês são preparados e responsáveis.”

O vereador Éber Machado (MDB) destacou que a categoria protege os parlamentares para que possam exercer o mandato. "Isso é democracia viva”, disse.

A vereador Elzinha Mendonça (PP) ressaltou os momentos de votação de projetos para valorizar a categoria e reforçou que esteve presente nesses momentos importantes. “Tive a honra de votar favoravelmente à regulamentação da carreira. Me orgulho disso.”

Raimundo Nenê (PL) frisou as ações realizadas na Casa Legislativa durante a gestão dele enquanto presidente. “Como presidente, busquei valorizar todos os servidores. Hoje vejo esse esforço reconhecido.”

Por fim, o vereador Matheus Paiva (Republicanos) ressaltou "o trabalho corajoso e digno exercido por essa equipe e que precisa sempre ser lembrado.”