Ismael Machado cobra chamamento do cadastro de reserva da Educação Municipal

por Marcela Jansen publicado 21/02/2024 15h05, última modificação 21/02/2024 15h06

O vereador Ismael Machado fez uso da tribuna na Câmara Municipal de Rio Branco, na manhã de quarta-feira, 21, e declarou apoio a reivindicação dos integrantes do cadastro de reserva do concurso da educação realizado em 2019, pela prefeitura. Um grupo de manifestantes esteve na última segunda-feira, 19, no parlamento municipal pedindo apoio aos vereadores.

“Reafirmo, é uma reivindicação justa, uma reivindicação correta e honesta que esta turma está fazendo porque sempre falo, se existe vacância tem que contratar os profissionais que estão ali no cadastro de reserva. Nós recebemos esses profissionais, esses professores, aqui na Câmara Municipal, ouvimos suas reivindicações, e também estivemos reunidos com o secretário de Administração para saber se o novo concurso que está prestes a sair no município teria a mesma quantidade de vagas para a mesma vaga do concurso anterior".

E acrescentou: "ele afirmou que não, que foi uma fala equivocada e tirou todas as dúvidas de que o concurso não irá ter a concorrência para a mesma vaga de um outro concurso que está em vigência, ficamos felizes com isso, mas se existe vacância tem que convocar", disse ele.

O vereador também defendeu que em casos de vacâncias em cargos públicos, deve haver a convocação de outros aprovados. “Estou mostrando aqui nessa casa que ocorreram várias aposentadorias, se ocorrer aposentadoria, tem vacância, tem que convocar o próximo, por que que não convoca, aí a gente chega ali na secretaria municipal de educação e estamos fazendo o planejamento e a gente tem toda a paciência, mas estamos aguardando, então se tem vacância, tem que convocar não tem argumento.”

E finalizou destacando a indicação de um projeto de lei que altera a lei municipal que se diz respeito à constatação de que não se abre novo concurso enquanto houver candidato aprovado para a mesma vaga em concurso anterior, com prazo de validade não expirado. (Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)