Vereador Fábio Araújo destaca falta de assistência do Município aos produtores

por Marcela Jansen publicado 06/07/2023 15h10, última modificação 06/07/2023 15h06

Em pronunciamento na sessão de quinta-feira, 6, na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Fábio Araújo relatou a participação na solenidade de entrega de calcário pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), no Ramal do Alberto, aos agricultores do município.

Durante o evento, o parlamentar teve conhecimento de que os produtores se responsabilizariam para fazer o deslocamento do calcário.

“Para receber o incentivo do calcário os produtores foram informados que teriam que ter o saco para embalar o produto. Ou seja, eles terão que se deslocar até o galpão, levar o saco e embalar. Me chamou atenção também que eles não tem maquinário para tratar a terra, para fazer a estoca. Como que distribuem esse material se não tem condições de dar assistência ao produtor?”, questionou Araújo.

O parlamentar relatou também que os produtores estão assinando um Termo de Adesão do Programa Inquisição de Adubo e Calcário onde terão que devolver valores a Seagro.

“Eles estão fazendo os produtores assinaram um Termo de Adesão. Isso significa o produtor que está ali para receber o adubo e o calcário terão que pagar a Seagro, ou seja, devolver o valor do produto a Seagro”. E acrescentou: “Eles se valem de que não existe uma lei regulamentando a questão, porém, existe um projeto de lei que trata sobre o assunto. É um absurdo o que estão fazendo com esses produtores. Portanto, apresentou um requerimento solicitando a presença dos gestores da Seagro nesta Casa para prestar esclarecimentos sobre o caso”, finalizou.