Vereador Elzinha Mendonça cobra políticas públicas do Município a pessoa idosa

por Marcela Jansen publicado 27/06/2023 14h40, última modificação 27/06/2023 14h40

 

A vereadora Elzinha Mendonça comentou na sessão de terça-feira, 27, na Câmara Municipal de Rio Branco sobre a realização do programa Saúde Itinerante pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Na ocasião, ela lembrou o significado da palavra itinerante e questionou porque realizam o programa dentro da Capital.

“Itinerante significa deslocar, sair em grupo, percorrer itinerários. Lamento a conduta de gestão da secretária de Saúde (...) fazer itinerante dentro da cidade só mostrar que as unidades não estão cumprindo com o seu papel que é ofertar os serviços que a população precisa”, disse.

Elzinha destacou que em fiscalização as unidades de saúde da Capital verificou as ausência de profissionais, medicamentos, dentre outras coisas.

“Fiscalizando as unidades básicas me deparei com inúmeras situações. Falta tudo, falta médico, remédio, material de curativo, para exames, não tem estrutura adequada para atender ninguém. Na unidade do Aeroporto Velho, por exemplo, no dia que fui lá só encontrei o coordenador do local e um auxiliar”, falou.

E acrescentou: “a população está cobrando mais qualidade na área da saúde de nosso município. Precisa ofertar um serviço que a população precisa e merece”, disse.

A parlamentar também pontuou sobre a violência contra os idosos e citou Junho Violeta, mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa.

A vereadora questionou as políticas públicas do município voltadas a esse grupo de pessoas. “Analisando o plano do prefeito verifiquei que a existe a promessa de construir três centros de convivência a pessoas idosa, porém, dois anos e meio depois a frente da Prefeitura de Rio Branco não existe nada de concreto. Precisamos fortalecer as políticas públicas, pois nossa população está envelhecendo. Rio Branco falha nesse sentido e a cada dia crescer mais a violência contra a pessoa idosa”, reforçou.