Vereador Eduardo Farias propõe construção de barragem no Rio Acre

por victor.farias — publicado 27/08/2019 15h12, última modificação 27/08/2019 15h12

O vereador Eduardo Farias (PC do B) comentou sobre a problemática ambiental enfrentada pelo Rio Acre. Sem acúmulo de chuvas, o manancial está em alerta máximo desde o início do mês de agosto. Segundo a medição feita pela Defesa Civil, no último sábado, 24, o rio estava com apenas 1,53 metros.

Na oportunidade, o parlamentar lembrou que durante o mandato de deputado estadual havia feito um estudo acerca da possibilidade de ser construída uma barragem no Rio Acre. Farias reforça que as eclusas evitarão o desabastecimento de água no verão amazônico e as enchentes no período invernoso.

“Enquanto deputado estadual cheguei a propor a construção de uma barragem de oito a dez metros a fim de evitar as cheias no inverno e as secas no verão. Fizemos um relatório detalhado e apresentamos ao então governador Tião Viana que, posteriormente, enviou a Agência Nacional das Águas, que aprovou a ideia”, disse.

E acrescentou: “Junto com a aprovação, a ANA colocou cerca de R$ 5 milhões para o estudo de viabilidade, que seria as perfurações, medições de fluxo, enfim. A ideia da barragem é o controle do fluxo. Resolve o problema da seca, ao menos na capital. É um assunto que deve ter uma atenção especial do governo do Estado”, falou.