Vereador Eduardo Farias destaca baixa procura no Dia D de combate ao sarampo

por victor.farias — publicado 23/10/2019 20h09, última modificação 23/10/2019 20h09

O dia 'D' da vacinação contra o sarampo ocorreu no último sábado, 19, em todo o Estado do Acre. A campanha teve início no dia sete de outubro e segue até a próxima sexta-feira, 25. Nas unidades de saúde da capital, a baixa procura marcou os primeiros dias da vacinação e também o 'Dia D', o que gerou a preocupação do vereador Eduardo Farias (PCdoB).

“A vacina tríplice viral protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. É importantíssimo que toda a sociedade tenha a consciência de vacinar seus filhos. Nós temos alguns estados que estão em surto e óbitos em alguns locais. Nós ainda não tivemos nenhum caso confirmado e, para que isso continue assim, precisamos imunizar todas as crianças.", disse.

E acrescentou: “Já convivi com epidemias explosivas, como Cólera, Dengue, dentre outras. Quando se tem um surto ou epidemia, catástrofe, enfim, os equipamentos do Estado não conta nas primeiras horas. Por isso a imunização é importante. Não podemos permitir que a situação se agrave para tomarmos uma atitude mais incisiva”.

Na oportunidade, Farias sugeriu que a Casa Legislativa realizasse uma audiência pública para tratar sobre o tema. “O ideal é que façamos uma audiência pública com a presença dos secretários de Saúde do Estado e Município, jornalistas, sociedade civil organizada. Enfim, precisamos com urgência ampliar esse debate e mobilizar a todas quanto à imunização”, finalizou.