Vereador Dankar sugere a criação de um Fundo Municipal de Apoio a Agricultura Familiar

por victor.farias — publicado 28/02/2019 15h08, última modificação 28/02/2019 15h08

O vereador Mamed Dankar (PT) relatou, durante sessão de quarta-feira, 27, que estará apresentando a Mesa Diretora da Câmara de Rio Branco um Projeto de Lei que dispõe sobre a “Criação de um Fundo Municipal de Apoio a Agricultura Municipal”.

De acordo com o parlamentar, o objetivo do PL é dinamizar as atividades, ações, programas e projetos voltados para o setor.

“A intenção desse fundo é tão somente buscar recursos tanto em nível municipal, estadual, federal, bem como da iniciativa privada, para que se possa, de fato, ter algum recurso de investimento e fomento”, disse.

O parlamentar, ao citar o orçamento municipal de 2019, pediu um maior apoio do poder público na área da agricultura familiar.

“Dos R$ 829 milhões de orçamento para o município, apenas R$ 6,5 milhões serão destinados para a agricultura. É pouco, tendo em vista a grande quantidade de produtores na Capital. Fico preocupado como se dará o fomento nessa área. O Poder Público, em minha concepção, precisa focar mais na agricultura. Esse projeto é uma ferramenta importante para fortalecer políticas públicas em benefício da agricultura de Rio Branco”, disse Dankar.

Mamed destaca ainda que o Fundo Municipal contribuirá também para que o agricultor adquira equipamentos ou implementos agrícolas.

“É um setor que tem muitas dificuldades. Além dos problemas de acesso, que é do conhecimento de todos, os produtores se deparam com diversos outros problemas que surgem ao longo do período de verão e inverno. Esse fundo poderá contribuir nesse sentido também. Não é uma salvação para todos os problemas, mas é um direcionamento de um recurso que pode chegar para uma atividade muito importante para economia de nosso município”.

Por fim, o vereador parabenizou a Mesa Diretora da Câmara pela decisão de suspender a sessão que os parlamentares municipais pudessem participar da manifestação contra o reajuste da tarifa de energia, ocorrido ao longo da manhã de quarta-feira.

“O dia foi marcado pela manifestação contra o aumento da energia em nosso Estado. Essa Casa está de parabéns por se levantar contrária ao reajuste e sair na defesa de nossa população. Mas, é preciso que além do parlamento municipal, estadual e da população, que os nossos parlamentares em Brasília também se posicionem a respeito. Até hoje só vi um grande silêncio da parte deles”, disse ao cobrar ainda um posicionamento do Poder Executivo.

“Temos que fazer um chamamento para que tanto os parlamentares federais quanto o Executivo municipal e estadual se manifeste. São pessoas que podem fortalecer ainda mais essa luta aqui no Estado, bem como em Brasília, angariando o apoio de outras autoridades”, finalizou.