Vereador Dankar relata prejuízos ao consumidor acreano com aumento da tarifa de energia

por victor.farias — publicado 07/02/2019 14h25, última modificação 07/02/2019 14h25

O vereador Mamed Dankar (PT), durante pronunciamento na sessão de quarta-feira, 6, na Câmara de Rio Branco, voltou a comentar sobre os possíveis prejuízos aos acreanos com a venda da Eletrobras a empresa Energisa, ocorrida em agosto do ano passado.

Ele lembra que durante o processo de privatização, representantes da empresa teriam garantido a redução tarifária, porém, não foi o que ocorreu.

“Desde que se iniciou esse debate de privatização falei que teríamos problemas. Falou-se tanto em reduzir a tarifa de energia, mas não é isso que temos visto”, disse ao relatar que tem recebido denúncias por parte de muitos consumidores.

“Recebi nessa semana algumas reclamações de consumidores. Eles pontuam que houve um aumento significativo na conta de energia elétrica. Inclusive, trouxeram o talão de contas para se fazer uma análise. Vi que em determinada residência, um consumo que era de 90 kWh mensal ao longo de 2018, em dezembro aumentou para 500 kWh, e janeiro 1.000 kWh. Um absurdo isso”.

Dankar cobra uma explicação para o aumento, tendo em vista que o reajuste havia sido cancelado. “O consumidor quer uma explicação acerca desse aumento, uma vez que o reajuste na tarifa havia sido até judicializado em dezembro. Como pode uma conta de energia subir tanto quando o consumo é o mesmo? O que de fato gerou esse aumento?”, questionou.

Por fim, o parlamentar sugeriu ao consumidor que teve um aumento na conta de energia que procure o órgão para os devidos questionamentos. “Fica aqui minha sugestão ao consumidor que teve um aumento brusco na conta: denuncie. Procure o Ministério Público para formular uma denúncia a fim de que seja pedida uma explicação junto a Energisa acerca desses aumentos”.