Vereador Dankar é homenageado na Aleac em alusão ao Dia do Técnico Agrícola

por julianaqueiroz — publicado 10/11/2017 17h30, última modificação 10/11/2017 17h30

O Técnico Agrícola e vereador de Rio Branco foi homenageado na quinta-feira, 8, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), durante sessão solene em comemoração ao Dia Estadual do Técnico Agrícola, ocorrido no último dia 5. A solenidade ocorreu a pedido do deputado estadual Lourival Marques (PT).

Na ocasião, Dankar destacou as conquistas alcançadas pelos profissionais ao longo dos últimos anos. Ele pontou que mesmo com muitas dificuldades, a categoria conseguiu manter-se firme e progredir.

“O que eu vejo hoje é uma categoria firme, que já passou por muitos desafios e ainda assim se manteve de pé. O técnico agrícola é a esperança das pessoas que moram na zona rural e que precisam produzir, e também das pessoas da cidade que precisam consumir esses alimentos. Nossa profissão é difícil, mas muito prazerosa. Hoje nós temos o reconhecimento que tanto buscamos”, enfatizou.

O parlamentar salientou ainda sobre o papel que a profissão exerce no desenvolvimento do Estado. “O técnico agrícola é um profissional que desempenha um importante papel nas ações de extensão rural, junto à agricultura familiar, contribuindo para o desenvolvimento de diversos setores relacionados à economia do nosso Estado e do nosso país. São esses profissionais que fomentam a produção, levando assistência técnica para as propriedades rurais, possibilitando o conhecimento e a troca de novas experiências”, disse.

Disse mais: “A forte participação dos técnicos agrícolas no setor produtivo do Acre vem destacando o Estado como referência na produtividade, tanto no desenvolvimento da avicultura, suinocultura e fruticultura, entre outras atividades. Sabemos que é uma profissão que tem muito o que conquistar, mas que ao longo do tempo obteve avanços importantes no desenvolvimento da economia rural”.

Por fim, o vereador agradeceu ainda ao presidente Ney Amorim e ao deputado Lourival Marques pelo apoio à categoria. “Lourival sempre nos ajudou e o Ney Amorim também tem sido atencioso com a categoria e nós somos muito gratos por isso. O setor produtivo precisa se fortalecer cada vez mais e para isso precisamos da ajuda de todos”, disse.

A profissão

O técnico agrícola é o profissional responsável pelo desenvolvimento da produção agrícola e pecuária, atuando nas suas diversas atividades. No Brasil, o setor representa 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e os técnicos agrícolas trabalham para ampliar e aprimorar seus resultados através das atividades de associativismo, pesquisa, análise e experimentação, contribuindo para os expressivos números deste setor na economia brasileira.