Vereador Dankar apresenta PL que cria Programa Municipal de Equoterapia

por victor.farias — publicado 05/09/2019 16h08, última modificação 05/09/2019 16h08

O vereador Mamed Dankar (PT) apresentou a mesa diretora da Câmara de Rio Branco, na sessão de quinta-feira, 5, o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Equoterapia.

De acordo com o parlamentar, o PL tem o objetivo de atender pessoas com deficiência física e intelectuais, distúrbios comportamentais e/ou dificuldade de aprendizagem, assim como vítimas de acidentes que tenham possibilidade de melhora do quadro clínico.

“Foi um projeto construído a muitas mãos. Agradeço a todos os parceiros que deram a contribuição para que eu pudesse finalizar esse projeto. Apresentei há três meses algumas informações e estive discutindo com pessoas que representam algumas categorias como a Família Azul, Apae, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais. Conversei ainda com a dona de um dos ranchos que já trabalha essa atividade. Foram várias mãos ajudando a construir essa lei que é o sonho de muitas pessoas”, disse Dankar.

Na oportunidade, o vereador explicou que a intenção da matéria não é fazer com que a prefeitura tenha gastos, mas tão somente consolidar uma parceria já existente.

“Quero deixar claro que esse projeto não significa que a prefeitura terá que comprar animais, ter local específico, que a prefeitura vai criar cavalo para poder ter a equoterapia. Não é nada disso. Esse projeto vem de encontro como que a sociedade civil organizada já está fazendo”, salientou.

E acrescentou: “O que se precisa é de mais apoio para ampliar o trabalho que já está sendo desenvolvido, ou seja, consolidar um trabalho já existente. Trabalho esse que, inclusive, a gestão atual até ajuda. O que desejamos é que se torne algo oficial para que perdure por muito tempo. Que apesar de mudanças na gestão, não deixe de ter o atendimento”.

Apoio ao projeto

Os vereadores N. Lima (PSL) e Lene Petecão (PSD) declararam apoio ao projeto apresentado pelo petista. Lene lembrou que na legislatura anterior havia apresentada uma proposta similar a de Dankar, porém, ao ser apreciado no plenário da Casa Legislativa acabou sendo rejeitada.

“Parabenizo o vereador Dankar pela iniciativa e me junto a ele nessa luta. É um PL importante, pois trata-se de política pública a um grupo de pessoas que merecem nossa total atenção. Já foi comprovado que pessoas que fazem a Equoterapia apresentam melhoras significativas.Já havia apresentado um PL, mas na época alguns colegas entenderam que El não era importante e acabou não sendo aprovado. Espero que desta vez todos se mostrem sensíveis a causa e possam dar um voto favorável”, falou a vereadora.

N. Lima, por sua vez, ao destacar a importância do tema, fez a doação de uma égua para um dos ranchos que já desenvolvem a Equoterapia.

“Além de me colocar a disposição desse debate e oferecer meu total apoio, quero também, em nome de meus filhos, fazer a doação de uma égua. Ela já está mansa e tenho certeza que seja de grande serventia a esse trabalho. Não tem coisa mais linda do que ver o sorriso de uma criação perto de um cavalo. Mais felicidade ainda que vemos sua recuperação. É com imenso prazer que dou essa contribuição. Tenha certeza Dankar que irei votar favorável a aprovação dessa matéria.

Equoterapia

A Equoterapia é um recurso de tratamento terapêutico e educacional que utiliza o cavalo para estimular o corpo e a mente, é uma terapia multidisciplinar que proporciona diversos benefícios para quem pratica, tanto na área de saúde como na educação. É uma forma complementar de tratamentos utilizados em pessoas com hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.