Vereador Antônio Morais destaca preocupação com cheia do Rio Acre

por Marcela Jansen publicado 27/02/2024 17h03, última modificação 27/02/2024 17h03

O vereador Antônio Morais fez uso da tribuna na Câmara Municipal de Rio Branco, na manhã de terça-feira, 27, e tratou sobre a cheia dos rios acreanos. Na ocasião, ele cobrou um planejamento eficaz por parte da prefeitura e do governo para lidar com o problema anual das alagações.

“A gente tem que se unir tanto os vereadores, quanto os parlamentares, nessa alagação por que já virou tradição, todo ano tem alagação, e enquanto não tirar as pessoas do riozinho, do ribeirinho tirar e jogar em local seco, e fazer como o prefeito disse que vai fazer para tirar as casas, sempre vamos ter alagação por que as casas são construídas do lado do rio, então nós temos que se programar, a prefeitura e o governo, porque todo ano vai ter alagação.”

Ele alegou que os abrigos precisam ser mantidos permanentemente preparados para evitar gastos adicionais, considerando a previsibilidade das enchentes.

“Eu aconselho, já deixar os abrigos montados permanente para não ter gastos, porque todo ano tem, então deixa permanente, eu acho que nós vereadores estamos fazendo o que está ao nosso alcance.”

O vereador também expressou preocupação com o impacto das inundações nas obras de pavimentação em Rio Branco, e propôs um mutirão para reparar os danos causados pelas enchentes e garantir que o projeto de asfaltamento da cidade não seja prejudicado.

“Eu estou preocupado com o asfalta rio branco que no verão ia começar e vai ter que voltar onde foi alagado de novo para fazer o reparo, eu proponho que façam um mutirão quando terminar essa alagação para que o asfalta rio branco não seja prejudicado, e coloque mais empresas porque vai precisar voltar onde foi alagado.”

(Por Fernanda Maia, estagiária de Jornalismo na CMRB)