Vereador André Kamai defende prioridade à pauta da dignidade menstrual

por Eliamara Moura Pontes Lisboa publicado 29/05/2025 13h50, última modificação 29/05/2025 13h50

 

O vereador André Kamai (PT), em pronunciamento na Câmara Municipal de Rio Branco, na quinta-feira, 29, pontuou sobre a importância de ampliar o debate sobre a dignidade menstrual. Na oportunidade, o parlamentar relatou participação em evento na Universidade Federal do Acre (UFAC) que abordava o tema em questão.

“Confesso que foi um momento de aprendizagem. Não atravessa meu corpo diretamente, mas convivo com isso. Tenho uma filha de 10 anos e uma esposa. Entender a realidade das mulheres e meninas que enfrentam dificuldades por falta de acesso a absorventes, banheiros adequados e condições de higiene é essencial para que possamos pensar políticas públicas eficazes”, declarou.

Kamai citou casos em que mulheres precisam escolher entre comprar leite para os filhos ou absorventes, ilustrando o impacto da pobreza menstrual na vida cotidiana. Ele defendeu a criação de iniciativas que assegurem o fornecimento gratuito de itens de higiene íntima em escolas, unidades de saúde e instituições públicas.

“Essa é uma pauta de dignidade. Precisamos olhar com sensibilidade para essa realidade. A vereadora Elzinha, junto da vereadora Lucilene Vale, tem legitimidade para liderar esse debate, e contem comigo para apoiar e colaborar com essa luta.”

Ao final do discurso, o vereador reforçou o compromisso com a retomada das atividades legislativas e com a construção de políticas públicas que assegurem o acesso a direitos fundamentais, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade.


(Por Marcela Jansen | Câmara Municipal de Rio Branco)