Vereador Adailton Cruz apresenta Projeto de Lei que prioriza vacinação de pacientes renais crônicos

por Lumarques — publicado 30/03/2021 15h14, última modificação 30/03/2021 15h14

Após o espaço cedido na Tribuna Livre ao presidente da Associação dos Pacientes Renais, senhor Vanderli Ferreira, o vereador Adailton Cruz (PSB) apresentou um projeto de lei que torna a vacinação prioritária contra a Covid-19 dos pacientes com doença renal crônica que estão em tratamento de hemodiálise ou diálise em Rio Branco. O PL ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa Legislativa.

De acordo com o PL, os testes, exames e a vacina devem ser realizados, diretamente nas residências dos pacientes ou quando se demonstrar impossível, ser feito na unidade de saúde, clínica de hemodiálise, nefrologia, quimioterápica ou de radioterapia em que este realiza o tratamento.

Segundo o vereador, o PL deve priorizar a vacinação de 480 pacientes que estão em tratamento em Rio Branco. “Esses pacientes pode apresentar um quadro mais grave de contágio do vírus devido a perda da função renal, são pacientes frágeis. O poder público deve sim, se sensibilizar, até agora não foi apresentado nenhum cronograma de vacinação” afirmou o vereador.