Tribuna Popular: vereadores debatem sobre o uso dos espaços públicos na Capital

por Marcela Jansen publicado 02/05/2023 13h50, última modificação 02/05/2023 13h50

Atendendo a requerimento do vereador Célio Gadelha, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na manhã de terça-feira, 2, uma Tribuna Popular na qual debateu acerca dos espaços públicos do município de Rio Branco. Na ocasião, os parlamentares municipais receberam o senhor Antonialdo Almeida da Silva, que destacou a necessidade de reorganizar a permissão para utilização dos locais.

“Há essa necessidade de regulamentar o uso dos espaços públicos por isso conversei com o vereador Célio Gadelha e pedi a criação de um projeto de lei. Infelizmente, tem gente que usa o espaço público em benefício próprio e ainda não tem o devido cuidado com o local. A própria Seinfra cede a quadra e nem vai atrás de saber o que está sendo feito ali e se o local está sendo bem cuidado. Vamos regulamentar o uso conforme as datas comemorativas” sugeriu o líder comunitário.

O vereador Célio Gadelha também ressaltou a importância da pauta. “Por trata-se de espaço público precisamos ter a responsabilidade quanto ao uso. Não se pode usar em benefício próprio e ainda fazer mau uso do espaço, não ter o devido cuidado. Por isso que estou propondo essa lei”, disse o parlamentar.

O vereador Ismael Machado, também presente na Tribuna Popular, reforçou a necessidade da regulamentação. “É um tema pertinente e precisamos ampliar esse debate. Já ouvi muitas reclamações acerca do mau uso dos espaços e até a dificuldade em utilizar os espaços públicos. Acredito que seja importante fazermos uma conversa com representantes da Prefeitura de Rio Branco, Garibaldi Brasil, presidentes de bairros e vereadores para encontrarmos de uma forma clara e objetiva uma solução para o uso do espaço público”, falou.

A vereadora Lene Petecão também apoiou a regulamentação no uso dos espaços públicos. “Algumas pessoas fazem uso dos locais de forma irregular. Já recebi, inclusive, denúncias de que são usados em benefício próprio e nem cuidam de forma correta do espaço. É preciso manutenção e isso ocorre por meio das taxas que são cobradas para se utilizar esses locais. O que estão fazendo com esses recursos?”, questionou a vereadora.

Samir Bestene, por sua vez, pontuou que o debate deveria ser ampliado. “Não é só a quadra nos bairros que acabam sendo utilizadas de forma incorreta. Temos também nesse debate os quiosques na cidade. Muitos estão abandonados e tem gente querendo o local para trabalha e não conseguem devido a burocracia. Esses locais fechados colocam em risco a vida das pessoas que moram próximas ou que passam por ali, pois se tornam pontos de pessoas que usam drogas”, disse.

Por fim, o vereador N. Lima sugeriu levar o tema para ser debatido junto a Prefeitura de Rio Branco. “Cabe uma resolução por parte do Executivo Municipal regulamentando o uso das quadras e quiosques em nossa cidade”.