Tribuna Popular recebe representante da SEMSA para debater o Projeto de Lei que regulamenta a realização de consultas por enfermeiros

por Lumarques — publicado 12/04/2022 15h52, última modificação 12/04/2022 15h52

A convite do vereador Adailton Cruz (PSB), o espaço Tribuna Popular da Câmara Municipal de Rio Branco recebeu nesta terça-feira (12), a Sra. Sheila Andrade Vieira - Secretária Municipal de Saúde e a Yonara Pereira de Araújo Gaia - 1ª Secretária do Sindicato Dos Enfermeiros, para debater a importância da atuação dos enfermeiros (as) no âmbito da atenção primária e o projeto de lei nº05/2022 de autoria do vereador Adailton Cruz, que tem como objetivo, regulamentar a realização de consultas, prescrições de medicamentos, encaminhamentos e a solicitação de exames de rotina e complementares por enfermeiros, no âmbito da atenção primária de Rio Branco.

A Secretária Municipal de Saúde, Sheila Andrade, afirmou total apoio ao PL e frisou o fortalecimento papel do enfermeiro como também á contribuir para a gestão.

‘’Essa proposta de Lei tem sim o meu aval e com certeza o da gestão, por isso nós estamos sim apoiando essa proposta e que eu acho que sim será muito benéfica, não só para os enfermeiros que terão algo a mais como Lei, mais também para nós como gestão que vamos poder ter algo  mais respaldado como uma proposta para que possamos estar desenvolvendo dentro da atenção básica de saúde’’, disse a Secretária.

Yonara Pereira de Araújo Gaia - 1ª Secretária do Sindicato Dos Enfermeiros pontuou que o PL, trará um respaldo maior para os enfermeiros na sua autonomia profissional, segundo ela, já deveria existir para dar melhor amparo aos enfermeiros para desenvolver melhor os programas de saúde básica.

‘’Essa é uma Lei que já deveria existir no município de Rio Branco para amparar os enfermeiros, e ao contrário do que se possa pensar, essa Lei não trás uma competência maior para os enfermeiros, os enfermeiros vão continuar com as mesmas competências, no qual a Lei do exercício proporcional já os condiciona, porém, com o respaldo jurídico maior’’ destacou Yonara.

O presidente da Câmara Cap.N.Lima (Progressistas), questionou a respeito se o prefeito Tião Bocalom (Progressistas), teria apoiado o PL. Em resposta, a secretária reiterou sua fala, onde o PL já teria sido apresentado para o Executivo e que teria total apoio por parte do prefeito ‘’ Sim a gestão municipal aprova é estar de acordo com essa proposta.”

O autor do requerimento vereador Adailton Cruz (PSB), destacou a preocupação da SEMSA não só com a categoria dos enfermeiros mais com toda gestão para atender melhor a população e pediu apoio ao parlamento mirim para aprovação do Projeto de Lei.

‘’Fico muito feliz que o prefeito apoia esse projeto, porque esse projeto além de ajudar a gestão atender com segurança e qualidade os municípios de Rio Branco dentro dos programas que são rotinas quase que há meio século no Brasil e nesse estado, além de ajudar nisso, ele vai trazer segurança para os profissionais enfermeiros’’, destacou o vereador.