Tribuna Popular recebe o Presidente da Associação dos Surdos do Acre.

por Lumarques — publicado 11/08/2021 11h07, última modificação 11/08/2021 11h07

O espaço Tribuna Popular na sessão desta terça-feira (10), foi cedido ao Presidente da Associação dos surdos do Acre – ASSACRE; Adriano Pinto de Araújo, para debater sobre os problemas que a comunidade surda enfrenta no Município de Rio Branco.

Com a tradução da intérprete de libras do parlamento mirim, Diana Aguiar da Silva, o Presidente da Associação dos surdos, Adriano Pinto de Araújo, relatou as dificuldades enfrentadas pelos surdos principalmente no momento de pandemia. Adriano também destacou a importância da Lei N° 1954, sancionada pelo ex-prefeito Angelim, em 2012, para que seja posta em pratica em locais públicos e privados

“Eu como presidente da ASSACRE, recebo muitas reclamações, as pessoas vêm até mim para pedir essa força, e eu sozinho não tenho essa força de ir com eles nos hospitais, escolas para ajudar. Acontece de muitos ficarem doentes, e não ter essa comunicação prejudica muito, e eu como presidente eu me preocupo muito e tendo ajudar mais infelizmente nem sempre eu consigo’’ disse Adriano.

O Vereador Arnaldo Barros (Podemos) cobrou o cumprimento da Lei de Acessibilidade do Município e se colocou à disposição da causa.

“A gente observa no Art. 2° do inciso 1° da Lei 1954, que dispõe da obrigatoriedade de empresas publicas e privadas prestadoras de serviços públicos, a responsabilidade de ter o profissional de intérprete de libras, então o que nós  queremos é que se cumpra a Lei,o que não pode e os deficientes passar por muitos constrangimentos” disse Arnaldo Barros.

A vereadora Lene Petecão (PSD) sugeriu a destinação de uma Unidade Básica de Saúde como referência no atendimento da comunidade surda e, na oportunidade, reiterou necessidade de Audiência Pública com representantes da Secretaria Municipal de Saúde a fim da discussão da pauta.

‘’Se não for possível de ter um interprete em todos os postos de saúde, que pelo menos o Secretario de Saúde, Frank Lima, possa indicar as Uraps para que sejam uma Urap de referência para comunidade surda’’ sugeriu a vereadora.

Adriano Pinto agradeceu a participação na Tribuna Popular e afirmou a importância do apoio dos vereadores nessa luta dos direitos na saúde e para que também ajudem na fiscalização do cumprimento da Lei.

Rocicleide da Silva freire
Rocicleide da Silva freire disse:
12/08/2021 15h26
Parabéns 👏👏 bom