Tribuna Popular debate condições de trabalho dos pequenos e médios produtores

por Marcela Jansen publicado 27/04/2023 02h20, última modificação 27/04/2023 02h20

Atendendo a requerimento do Vereador N. Lima, a Câmara Municipal de Rio Branco realizou na quarta-feira, 26, uma Tribuna Popular no qual debateu as condições de trabalho do pequeno e médio produtor. Na oportunidade, a Casa Legislativa recebeu o presidente do Sindicato dos Extrativistas, Jozimar Ferreira, a secretária-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT-Acre), Lisiane de Araújo, e o produtor Antônio José.

Ao dispor da fala, o produtor rural ressaltou a importância da manutenção dos ramais. "Não temos ramais, não tem terra gradeada, não temos destacamento, falta manutenção na estrada de asfalto. Tudo isso nos prejudica e muito", afirmou Antônio José.

Na oportunidade, ele relatou a dificuldade em conseguir o alvará sanitário para participar do programa da merenda escolar. “Nós participamos da entrega da merenda escolar, aqueles 30% que é direito da agricultura família dentro do Estado e Município. Porém, aqui tudo é complicado, porque precisa do alvará da Vigilância Sanitária. Nada contra a lei, existe para ser cumprida, mas tem muito gargalo que impede de entrar dentro do cardápio da Agricultura Familiar, justamente por conta dessa existência da vigilância sanitária", disse ele.

Líviane também relatou as dificuldades vividas pelos moradores de zona rural. Segundo ela, “não é falta de recurso que dificulta a ajuda para moradores que moram e trabalham no Campo, pois o prefeito Tião Bocalom liberou R$ 58 Milhões para incentivar a agricultura por meio da SEAGRO”.

Ela cobrou ainda um programa de Feira mais atuante. “O trabalhador quer qualidade de vida, em ramal em fera atuante, falta água na zona rural", disse, E acrescentou: “nós estamos aqui pedindo socorro. Temos famílias e filhos, não queremos que eles sejam penalizados por esses erros não. Ajude essa classe que está tão ferida”, finalizou.