Tribuna Popular – Câmara debate situação do saneamento básico do município

por Lumarques — publicado 25/05/2021 22h58, última modificação 25/05/2021 22h58

Na sessão virtual desta terça-feira (25), a Câmara recebeu no espaço da Tribuna Popular, o representante do Instituto Trata Brasil, senhor Fernando Garcia e o Promotor de Justiça Titular da Promotoria Especializada de Habitação e Urbanismo de Rio Branco, Alekine Lopes. Também foi convidada a Presidente do Depasa, Sra.Waleska Lima, que justificou sua ausência.

Na sessão foi tratada a situação do saneamento básico de Rio Branco e foram levantados questionamentos sobre o processo de reversão do sistema de água e esgoto para a competência do município.

Os vereadores presentes na sessão foram enfáticos em suas falas, apontando a ineficiência do sistema, uma vez que quase 80% da população não são contempladas com o serviço.

O progressista, Samir Bestene, pontuou a preocupação com a reversão do sistema. “esse é um assunto pra ser debatido, pois essa casa irá votar, então isso me preocupa, se o governo com muito mais recursos não dá conta, imagine a prefeitura” disse o vereador.

Emerson Jarude (MDB) defendeu a privatização do sistema “Visitei as estações de tratamento e o retrato do nosso sistema é o abandono total, no Wanderley Dantas uma criança morreu numa estação abandona. Se não privatizar não teremos um serviço de qualidade, defendo a privatização com intuito de avançar nos serviços e é perfeitamente possível criamos tarifas sociais.” Disse Jarude.

Já o vereador N.Lima (Progressitas) optou em pedir um posicionamento dos convidados sobre a viabilidade para a população da reversão do sistema. Fernando Garcia, representante do Instituto Trata Brasil, defendeu a privatização como o melhor caminho “O investimento seria gigantesco, não acredito que seria possível, remeteria o município para um horizonte muito distante de uma boa prestação de serviço, e para encurtar os caminhos, o modelo de concessão é o caminho mais rápido para atingir essas metas.” Concluiu.