Taquígrafos da Câmara Municipal são homenageados com Moção de Aplauso

por Marcela Jansen publicado 04/05/2023 14h40, última modificação 04/05/2023 16h25

Em alusão ao Dia do Taquígrafo, celebrado na quarta-feira, 3 de maio, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Branco, bem como os demais vereadores, entregou aas servidores da Taquigrafia da Casa Legislativa uma Moção de Aplauso em reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

Atualmente, o parlamento possui em seu quadro de servidores cinco taquígrafos, todas mulheres. São elas: Maria Célia Augusto da Cunha, Maria de Jesus de Sousa Moraes Lucas, Marília Costa de Queiroz, Railda Maria Cacau de Souza Lima e Edilene Oliveira de Souza Meyer, que exercem a profissão da Taquigrafia na Câmara de Rio Branco

“É uma grande honra homenagear essas mulheres lindas e guerreiras que desenvolvem um trabalho tão importante nesta Casa Legislativa. Elas que possuem a responsabilidade de documentar, por meio de sinais específicos, o que é falado ao longo dos debates no plenário da Câmara. Que Deus abençoes a todos os profissionais da Taquigrafia”, disse a vereadora Lene Petecão, presidente em exercício da CMRB.

E acrescentou: “somos gratos pelo profissionalismo e responsabilidade com a qual vocês se dedicam a Taquigrafia. Uma simples homenagem, mas de coração”, disse Lene.

A Taquigrafia

A taquigrafia é um sistema de escrita abreviada. Em geral usa sinais tirados da geometria, mas também podem ser tirados das letras comuns. É uma escrita fonética, ou seja, cada sinal taquigráfico refere-se a um determinado som, ou a determinados sons.

Em resumo, uma escrita sintética, um sistema de escrita baseada em sons (escrita fonética), um sistema de escrita avançado, que permite grande rapidez e útil para qualquer pessoa.

Conforme a técnica usada, mudam os símbolos utilizados. Há diferentes técnicas de taquigrafia, no país as mais usadas são os métodos Maron e o Leite Alves, genuinamente brasileiros.

- Método de Taquigrafia Maron: Criado por Afonso Maron.

Depois de analisar vários métodos estrangeiros existentes, dedicou-se à tarefa da criação de um método de taquigrafia feito especialmente para a língua portuguesa. Seu objetivo era a criação de sinais taquigráficos que representassem os nossos sons. Escreveu, então, o TRATADO DE TAQUIGRAFIA, um trabalho minucioso em história, teoria e aplicação dessa teoria à língua portuguesa, concluído e lançado em 1932.