Superintendente da RBtrans é convocado para prestar esclarecimentos sobre processo licitatório para concessão do serviço de transporte público

por Lumarques — publicado 20/10/2022 14h55, última modificação 20/10/2022 23h50

Atendendo o requerimento do Presidente da Comissão de Urbanismo, Infraestrutura, Trânsito e Transporte o vereador Samir Bestene (Progressistas), o Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito - RBtrans, Sr. Francisco José Benício Dias, compareceu a sessão desta quinta-feira (20) para prestar informações acerca do Processo Licitatório autorizado para  concessão do serviço de transporte público do município de Rio Branco.

O vereador Samir Bestene (Progressistas) frisou os debates já ocorridos na Casa Legislativa a respeito do assunto e fez indagações de como estaria o andamento do processo licitatório e a quantidades de lotes.

Em resposta o Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito - RBtrans, Sr. Francisco José Benício Dias, informou que a previsão é que em 30 dias o edital de licitação seja lançado e explicou que terá lote único para manter o preço da passagem do coletivo.

‘’Expectativa que em 30 dias o edital de licitação seja lançado na praça, a vontade do Executivo que seja em lote único, essa questão de ter dois lotes não condiz com essa expectativa se um lote furar o outro pega, entendemos que o lote único ele também torna a passagem de ônibus mais barato para o usuário final, porque é apenas uma garagem, uma administração, apenas um grupo de trabalho que ali tem as despesas concentrada em um único pacote’’, explicou.

Em outro momento, Samir perguntou como será realizada a fiscalização do referido contrato e qual o prazo estabelecido para contratação. José Benício afirmou que, o prazo da contratação da nova licitação será de 15 anos e possibilidade de se prorrogar por mais 5 anos, podendo  passar por processo de avaliação  no período de 6 meses.

‘’O prazo da contratação da nova licitação será de 15 anos prorrogado por mais 5, e passará por 6 meses de avaliação estamos tendo um pouco de zelo para evitar que tenhamos uma operadora que se torne um problema no futuro, e quanto a fiscalização, ela será feita por  quilometragem e a fiscalização financeira ficara com a RBtrans’’

Ao final, Samir Bestene destacou que espera que a fiscalização seja realmente efetiva afim de evitar mais transtornos para a população de Rio Branco.

‘’O que a gente espera que nessa licitação o RBtrans ele realmente fiscalize na forma que tem que ser mais rígido para que não chegue o caos que aconteceu no ano que passou em relação ao transporte público’’, concluiu.