Setembro Amarelo: Vereador Raimundo Nénem destaca a importância do debater sobre o suicídio

por Marcela Jansen publicado 11/09/2023 19h07, última modificação 11/09/2023 19h07

Neste mês de setembro, a Câmara Municipal de Rio Branco chama a atenção da população acreana para a campanhas do Setembro Amarelo, uma importante ação de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No último domingo, 10 de setembro, celebrou-se o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

De acordo com o vereador Raimundo Neném (PSB), presidente do parlamento municipal, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do suicídio.

“É fundamental que a sociedade como um todo se engaje nessa discussão, para que o tema seja tratado com a seriedade e a sensibilidade que merece. Somente assim poderemos avançar na prevenção e no combate ao suicídio, oferecendo suporte e esperança para aqueles que mais precisam”, disse Neném.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o suicídio pode ser caracterizado como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional, mesmo que ambivalente, usando um meio que ele acredita ser letal. O tema, apesar de sensível, abrange cerca de 17% da população brasileira que já pensou, em algum momento, em tirar a própria vida.

Sinais de alerta

É possível identificar alguns sinais de alerta que podem indicar que alguém está sofrendo com pensamentos suicidas, mas é importante ressaltar que tais sinais não são definitivos e cada pessoa pode apresentar diferentes comportamentos, como explica os profissionais de saúde.

A presença de transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar, transtornos de ansiedade, entre outros, aumenta o risco de pensamentos suicidas.

Para além dos percalços mentais, experiências traumáticas como abusos, perdas de entes queridos, dificuldades financeiras, desemprego, bullying podem contribuir para o surgimento de pensamentos suicidas.

Canais e meios de prevenção

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza núcleos de ajuda ao enfrentamento do pensamento suicida. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), assim como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), são destinos capacitados para o atendimento de pessoas com sofrimento mental grave e em situações de crise.