Servidores da Câmara participa do XXI Encontro Nacional de Taquigrafia em Minas Gerais

por Lumarques — publicado 02/12/2021 16h24, última modificação 02/12/2021 16h24

O espaço Tribuna Popular na sessão desta quinta-feira (02), da Câmara de Rio Branco foi cedido para Sra. Edilene Oliveira de Souza Meyer – Servidora Taquigrafia da Câmara de Rio Branco, para falar a respeito do XXI Encontro Nacional de Taquigrafia – ETAQ, que ocorreu nos dias 24 e 26 de novembro, na cidade de Campo Grande – Minas Gerais. O evento foi promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, em sua 24ª edição, com o tema Unale 25+ presente – Redesenhando os Caminhos do Parlamento.

Sra. Edilene Oliveira de Souza Meyer, Marília Queiroz e Maria de Jesus Lucas funcionarias da Câmara, tiveram a oportunidade de trocar experiências e soluções para problemas comuns do meio profissional dos taquígrafos de diversos estados e órgãos. No curso ocorreu palestras motivacionais; resiliência e necessidade de adaptação diante de um mundo em pandemia, planejamento e gestão estratégica e outros; a necessidade de reinventar e ressignificar os serviços da taquigrafia e outros.

Em sua fala Sra. Edilene, destacou a importância do serviço prestado pelos taquígrafos e agradeceu ao Presidente da Câmara N.Lima pelo apoio para que pudesse realizar o curso.

‘’Nós taquígrafos somos os servidores responsáveis pelo registro das notas taquigrafas e, portanto, conferimos fé pública a todos os textos que produzimos. Fazemos a transposição dos discursos da modalidade oral para a modalidade escrita, respeitando as nuances, falas sobrepostas, interferências, variações linguísticas e, sobretudo, a clareza e coerência do texto, não deixando de captar o ‘’espírito’’ do orador (..) tenho a certeza que voltamos com inovações técnicas e tecnológicas para dar maior celeridade e qualidade ao nosso trabalho’’, disse Sra. Edilene Meyer.

O vereador Emerson Jarude (MDB), parabenizou o trabalho que a taquigrafia exerce na Câmara de Rio Branco, e destinou seus cursos de capacitação para que seja utilizado aos servidores da casa para que possam obter mais conhecimento e especialização.