Samir Bestene fala sobre pesquisa que aponta fechamento de empresas no Acre

por Marcela Jansen publicado 01/06/2023 13h47, última modificação 01/06/2023 13h47

“Fico triste quando vejo o Acre em uma posição tão ruim assim”. A frase é do vereador Samir Bestene ao citar o boletim Mapa de Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal.  A pesquisa aponta o Acre como o Estado com maior percentual de empresas fechadas nos primeiros quatro meses de 2023.

“Entre janeiro e abril deste ano, foram abertas 2.526 empresas no Acre, enquanto 1.463 foram fechadas. Isso significa falta de alimento nas mesas. Precisamos melhorar nossas políticas públicas em prol da nossa população. O fechamento dessas empresas causa um prejuízo enorme a nossa economia, a geração de emprego e renda”, disse Bestene.

O parlamentar ressaltou ainda sobre os desafios de se manter uma empresa aberta no Acre. “Nossa região é desfavorável em comparação com outras e isso proporciona um custo alto para manter uma empresa aberta aqui. Com a BR-364 praticamente fechada o custo do frete aumenta. Sem falar o frete aéreo que é o mais caro do país, missão impossível manter um empreendimento aberto por aqui”.

O vereador falou ainda sobre a possibilidade da venda de bebidas alcoólicas nos mercados da capital acreana. Endossando a fala da colega de parlamento, a vereadora Lene Petecão, o parlamentar frisou que essa impossibilidade prejudica comerciantes.

“Essa proibição acaba não tendo lógica quando a pessoa compra bebida e leva para consumir dentro do mercado. Se pode entrar no recinto com bebida, então que libere a venda logo, assim ajuda o dono do comércio. Claro que a liberação será dentro de parâmetros, devidamente regulamentada, não será de qualquer jeito”, finalizou.