Samir Bestene destaca parceria de Estado e Município para revitalizar esgotos na Capital

por Marcela Jansen publicado 30/05/2023 14h06, última modificação 30/05/2023 14h06

O vereador Samir Bestene destacou na sessão de terça-feira, 30, na Câmara Municipal de Rio Branco, sobre o Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), e o Governo do Acre. O objetivo é revitalizar as unidades de água e esgoto na capital.

De acordo com o documento, serão realizadas intervenções nas seguintes estruturas: Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Conquista, ETE do São Francisco, e ETE da Bacia Redenção. O Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), a Secretaria de Obras Públicas (Seop) e o Saerb, cada um será responsável por uma parte das estações.  O Saerb será responsável pela recuperação das ETEs da Conquista e do São Francisco; o Saneacre pela ETE da Bacia Redenção; e a Seop, pelo procedimento técnico para conclusão das redes coletoras de esgoto em trechos específicos.

"Temos péssimos números sobre saneamento básico. Para se ter uma ideia temos apenas 2,5% de esgoto tratado na Capital, isso é pouco e vergonhoso. Esse termo assinado é um projeto audacioso entre governo e prefeitura, e vai beneficiar muitas famílias. Vai finalizar a ETE que atende os bairros Redenção, Eldorado, São Francisco, Vitória e outros locais. Uma região que atende quase 40 mil pessoas. Importante melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Ao final do projeto teremos 40% de esgoto tratado em nossa Capital", falou Bestene.

O parlamentar registrou também a celebração do aniversário do Bairro Cidade do Povo, na capital acreana. "No último sábado estive na Cidade do Povo, maior conjunto habitacional do Estado, uma comemoração bonita, com muitas autoridades, um grande evento para a comunidade", disse o vereador ao destacar o PL que regulamenta a data de comemoração de criação do bairro.

"Ano passado apresentei nesta Casa um projeto de lei que coloca no calendário oficial do município o dia 23 de maio para se comemorar o aniversário do bairro. Ali moram pessoas trabalhadoras e que merecem um olhar mais atencioso do poder público, e temos essa função de levar esperança e alegria para quem não enxerga mais uma luz no fim do túnel", frisou.