Rodrigo Forneck reforça importância da prevenção contra as hepatites

por victor.farias — publicado 27/07/2019 12h19, última modificação 27/07/2019 12h19

Presidindo a Comissão de Saúde na Câmara de Vereadores de Rio Branco, Rodrigo Forneck (PT) tem aproveitado o recesso parlamentar para visitar as unidades, conversar com os gestores e dialogar com a população.

Nesta sexta-feira, 26, Forneck visitou o Centro de Saúde Ary Rodrigues, unidade referência na prevenção e tratamentos das hepatites virais (A, B, C, D e E). O tratamento é disponibilizado gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e possibilita mais qualidade de vida aos pacientes.

“Durante esse mês de julho estamos realizando uma programação especial voltada para a questão das hepatites virais. Aqui, no Centro de Saúde Ary Rodrigues oferecemos atendimento durante todo o dia”, frisou a coordenadora do Centro, Graça Lopes.

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira o Dia D de Conscientização das Hepatites Virais. As hepatites são causadas por vírus e podem se agravar sem que o portador perceba, até o momento em que os sinais e sintomas se apresentam mais nitidamente.

A campanha tem o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce das hepatites virais B e C para a adesão dos casos reagentes encaminhando para o tratamento. Em 2018, Rio Branco notificou 368 casos da doença.

“Todas as unidades de saúde atendem os pacientes ou pessoas com suspeita de hepatite. Quanto antes a doença é diagnostica, mais rápido e eficaz é o tratamento. É importante que a população mantenha seus exames e vacinas em dia”, destaca o vereador Rodrigo Forneck.